Solenidade de Instalação da Comissão Organizadora da 1ª Consocial/SE acontece nesta quarta, 28
Na próxima quarta-feira, 28, o Governo de Sergipe estará reunido com 33 órgãos e entidades do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas do Estado para a solenidade de instalação da Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe. O governador Marcelo Déda fará a abertura do evento, que será realizado a partir das 9h, no auditório do Banese, localizado na Avenida Augusto Maynard.
A solenidade dará início aos trabalhos da Comissão Organizadora para a etapa estadual da 1ª Consocial/SE a ser realizada após a maratona de conferências que vem sendo realizadas nos municípios sergipanos. Ao longo da reunião, a COE aprovará o Regimento Interno Estadual da conferência e traçará um plano de ações para a execução da Consocial.
Comissão Organizadora
A COE terá a responsabilidade de coordenar, promover e realizar a 1ª Consocial/SE; mobilizar a sociedade civil, os conselhos de políticas públicas e o poder público, no âmbito de sua atuação no estado ou no Município, para organizarem e participarem da conferência estadual, dentre outros funções.
Dentre os integrantes da Comissão estarão a Secretaria de Estado da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério Público Estadual, Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Estadual de Educação, dentre outros órgãos e entidades.
Consocial/SE
Com o tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão’ a 1ª Consocial/SE já é uma realidade em todo Estado de Sergipe. A etapa estadual da 1ª Consocial de Sergipe está sendo precedida de conferências municipais. Neste sentido, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e outros órgãos estaduais estão mobilizando os prefeitos para que todos realizem as conferências de seus municípios, nas quais serão debatidas propostas concretas e objetivas, além da eleição de delegados que representarão o município na Conferência estadual, em março de 2012.
Cada município poderá eleger dez delegados (e respectivos suplentes), sendo constituídos por 60% de representantes da sociedade civil, 30% do poder público, 10% dos conselhos de Políticas Públicas, além dos dois delegados natos, que são o prefeito e o presidente da Câmara Municipal. Os delegados eleitos para a etapa estadual da 1ª Consocial, que será realizada em março de 2012, passarão por outra eleição onde serão escolhidos os representantes do estado de Sergipe que participarão da Conferência nacional, em maio de 2012, na cidade de Brasília/DF.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]