[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para proporcionar aos internos da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) o acesso à educação, a Fundação Renascer em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) está ofertando aulas do Programa Sergipe Alfabetizado aos 80 jovens da unidade.

A aula inaugural ocorreu no último dia 19 de março, e seguem de segunda a sexta-feira, nos dois turnos, sendo dez alunos por turma. Eles contam com material didático necessário, que vai desde livros e cadernos aos materiais utilizados para o desenvolvimento de atividades educativas como, cola e cartolina.

A finalidade principal do programa é suprir a carência da baixa escolarização dos adolescentes que estão em conflito com a Lei no sistema socioeducativo.

Para o adolescente de 16 anos, que está participando das aulas do Sergipe Alfabetizado, o curso tem ajudado a mudar sua concepção de vida. Os professores, além de ensinar, debatem situações do cotidiano. “Tem dias que realmente não estou a fim, mas quando chego aqui mudo o modo de pensar por causa da forma que o professor nos ensina. Agora estou aproveitando ao máximo”, colocou o jovem.

O professor de alfabetização, Antônio Paulo de Souza, relatou que o dia a dia com os adolescentes é bastante produtivo, pois eles respeitam e interagem nas aulas. “Temos um objetivo que é de contribuir com a educação deles. A partir daí, tento mostrar os conhecimentos que venho dando como, exemplo, lições para que esses jovens possam voltar para a sociedade com outros projetos de vida”, ressaltou o educador.

O diretor da Usip, Aristóteles Marques, destacou que o Sergipe Alfabetizado é mais uma oportunidade que esses adolescentes estão tendo. “Não importa o que fizeram ou deixaram de fazer. Todos têm direito a uma nova chance, cabe a cada um deles demonstrarem que estão dispostos a mudar, estudando e tendo um bom comportamento dentro da unidade”, frisou.

Sergipe Alfabetizado

Desde que foi instituído pelo Governo de Sergipe, em 2007, o programa já alfabetizou mais de 190 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil. A previsão para este ano é que 2.200 alfabetizadores e coordenadores participem do processo, e cerca de 30 mil alunos sejam beneficiados pelo programa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.