Socioeducandos da Renascer participaram da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu de 11 a 14 de julho no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), contou com a presença de três socioeducandos da Fundação Renascer. Dois deles participaram como delegados, com direito a voto nas deliberações, e o terceiro participou da ‘educobertura’ do evento, ou seja, ajudou a registrar e divulgar todos os acontecimentos.
A conferência nacional foi precedida de etapas municipais e estaduais, onde foram apresentadas as contribuições de cada estado. Organizada pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), teve como objetivo ampliar o debate sobre políticas públicas e consolidar o Plano Decenal para esse público. De acordo com a SDH, cerca de 2.600 delegados, sendo 600 adolescentes, participaram das mesas de discussão.
Representando o Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), a Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (Case), e a Unidade Socioeducativa Feminina (Unifem), os adolescentes foram acompanhados de técnicos da Fundação, que também foram delegados no evento, e tiveram a oportunidade de ver de perto a presidenta Dilma Rousseff, que fez a abertura. A cantora Ivete Sangalo, ao lado da ministra Maria do Rosário, da SDH encerrou o encontro.
Participação
“Foi uma experiência muito boa, só o fato de a gente participar de um evento onde foram escolhidas propostas para esse público, onde os principais protagonistas tiveram voz e voto, foi fantástico”, explicou a servidora da Case, que participou também como delegada ao lado do socioeducando, Rosália Conceição. Ela elogiou a participação do socioeducando. “Ele foi muito ativo, interagiu muito bem e inclusive foi ele quem apresentou o barco de fogo a ministra Maria do Rosário como um dos símbolos representativos da cultura sergipana durante o evento”, completou.
A socioeducanda da Unifem, de 15 anos, ficou com a função de fotografar e entrevistar participantes e autoridades nos dias da conferência. Ela relatou o momento como uma experiência única. “É muito difícil uma adolescente pobre chegar a um lugar como esse. Aprendi coisas novas e consegui compartilhar sentimentos que não fazia antes e tudo isso foi uma experiência para o futuro”, comentou, acrescentando que aprendeu sobre seus direitos e seus deveres, a conviver e respeitar uns aos outros com suas diferenças.
A diretora da Unifem, Márcia Correia, destaca o comprometimento, responsabilidade e participação da adolescente da unidade, que durante todo o momento esteve envolvida com as atividades do evento seja entrevistando, fotografando ou editando matérias juntamente com outros adolescentes. “Foi muito importante a participação da mesma no evento, pois esta conseguiu entender e até questionar sobre as políticas públicas para crianças e adolescente”, informou.
O encontro teve cinco eixos de atuação: fortalecimento da promoção dos direitos de crianças e adolescentes, o direito a políticas públicas, a proteção diante da violência, o controle social das políticas e da gestão nacional de direitos humanos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Socioeducandos da Renascer participaram da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fotos: Ascom/Renascer