Sociedade civil, Governo e trabalhadores debatem sobre “Trabalho Decente”
O trabalho é uma via fundamental para a superação da pobreza, das desigualdades e da exclusão social. A afirmação da consultora da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Andrea Rivero de Araújo, marcou o início do ciclo de palestras preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente (I CEETD). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e contou com representantes de entidades sindicais, organizações sociais, poder público, além de órgãos e secretarias de Governo. O governador do Estado, Marcelo Déda, foi representado pelo secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas.
Com palestra sobre o tema Trabalho decente: origem, significado e perspectivas, a consultora da OIT acredita ser o momento de sensibilizar os atores sociais envolvidos no processo de construção da Conferência Estadual. “Considero a realização das palestras uma importante iniciativa, mesmo porque a questão do Trabalho Decente é nova, e é muito importante o diálogo social, com a participação dos trabalhadores, empregadores e governo, para que surjam propostas positivas para o estado”, observa.
A opinião é compartilhada pela assessora da Secretaria de Estado da Bahia do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Patrícia Lacerda Trindade, que falou sobre a experiência da Agenda Bahia do Trabalho Decente. “A Bahia foi pioneira na realização das conferências estaduais. A participação da sociedade construção da Agenda Estadual do Trabalho Decente é fundamental. É preciso sensibilizar, mobilizar, envolver as representações do mundo do trabalho. Inclusive, para que sejam pautadas nacionalmente as peculiaridades do Estado de Sergipe”, alerta.
Compromisso
O técnico do Escritório Regional em Sergipe do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luiz Moura, finalizou as atividades, com palestra sobre Desempenho do mercado de trabalho em Sergipe. “Valorizo a iniciativa de discutir temas ligados ao mundo do trabalho”, argumenta o representante do Dieese, que, em conjunto com técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), atuará como consultor.
Para o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas, o evento atingiu o objetivo de aprofundar o debate sobre o tema e proporcionar subsídios à construção da Conferência Estadual e da Agenda Estadual do Trabalho Decente. “Agradeço a participação de todos e gostaria que repassassem essas informações para que o maior número de pessoas possível possa acompanhar as discussões, participar desse processo. Também reafirmo o nosso compromisso e a nossa seriedade em buscar resultados concretos para Sergipe”, argumenta.
A I Conferência Estadual acontecerá em 25 de novembro, em Aracaju. Tem por finalidade divulgar a temática do trabalho decente e realizar uma ampla consulta para obter elementos que ajudem a formular a Agenda Estadual do Trabalho Decente em Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sociedade civil
- Governo e trabalhadores debatem sobre “Trabalho Decente” – O secretário de Estado do Trabalho