SMTT promove mobilização para ordenar tráfego de carroças na cidade
De acordo com o superintendente Bosco Mendonça, já foram realizadas reuniões no Ministério Público, sob a coordenação do promotor de Justiça Elias Pinho e contando com a participação do vereador Jony Marcos, visando a revitalização do Sindicato dos Condutores de Veículos de Tração Animal que se encontrava inoperante.
“Esta também é uma iniciativa de cunho social, pois pretendemos inserir estes profissionais em programas de micro crédito e capacitação já desenvolvidos pela administração municipal, além de promover a regulamentação do tráfego de carroças na cidade. Isto também é vital para a segurança no trânsito da capital”, salientou o superintendente.
Segundo Mendonça, já estão sendo mantidos contatos com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que seria a interveniente para a concessão de linhas de crédito específicas para aquisição de animais e novas carroças, beneficiando a prestação do serviço.
Além disso, a iniciativa prevê que todos os carroceiros passem por um curso de capacitação na Escola de Trânsito da SMTT e por uma avaliação para a concessão da Carteira de Condutor de Carroça, que seria uma exigência básica para que eles circulassem em locais pré-determinados. Haverá também, segundo Mendonça, a necessidade de registro das carroças, placas de identificação e adoção de materiais refletivos de segurança para eventuais deslocamentos noturnos.
“Já mantivemos contato com diversas cidades onde essa experiência, que é respaldada pelo Código de Trânsito Brasileiro, funciona perfeitamente. A cidade de Natal/RN é um destes exemplos, e pretendemos intensificar uma troca de experiências nesse sentido”, informou Bosco, referindo-se a medidas de segurança que incluem a proibição da circulação nas principais avenidas e horários de pico. “A segurança no trânsito é o nosso maior compromisso”, frisou.
Ele afirma ainda que também foram mantidos contatos com a direção da Faculdade Pio X, responsável pelo Hospital Veterinário, para uma parceria visando a inspeção de saúde e cuidados com os animais. “Nosso intuito é promover uma ação global que garanta um trânsito cada vez mais seguro, aliado a uma preocupação social com a inserção dessa categoria. Tudo isso dependerá do empenho da categoria na reorganização do seu sindicato”, concluiu o superintendente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- SMTT promove mobilização para ordenar tráfego de carroças na cidade – Fotos: Wellington Barreto