[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, dia 10, mais uma edição da Caminhada Ecológica do bairro Jabotiana. A preservação do Meio Ambiente como forma de melhoria das condições de saúde é um dos princípios do projeto ´Construindo uma Jabotiana Saudável´. O evento é realizado há cinco anos pela equipe do Programa de Saúde da Família da Unidade Manoel de Souza Pereira.

A Unidade está localizada no bairro Jabotiana e atende às comunidades dos conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia, Estrada da Cabrita, Largo da Aparecida e Aloque. O projeto atua com ações focadas no esclarecimento e conscientização da população quanto à importância da educação ambiental, mostrando os efeitos práticos na saúde individual e coletiva.

O evento contou com a participação do grupo de idosos da Unidade, Academia da Cidade, lideranças comunitárias e das escolas Joaquim Franco Freire, Sabor de Mel, Recanto do Pequeno Príncipe, Colégio Atual e Escola Interativa. A caminhada teve início com um alongamento coletivo. Durante o percurso, as crianças cantavam músicas e falavam mensagens de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente.

Conscientização

A assistente social da Unidade, Neire Costa, coordenadora e idealizadora do projeto, destaca que a caminhada é o ponto alto do projeto que realiza suas ações durante todo o ano. “Desde o dia 16 de outubro as escolas estão realizando a Semana Ecológica. Por meio de oficinas, músicas e brincadeiras, as crianças aprendem a vivenciar determinadas situações de preservação do meio ambiente”, afirmou.

“O programa busca conscientizar a população para as situações de risco em que se encontra envolvida. As possibilidades de prevenção estão ao alcance de todos por meio de ações que priorizam a educação em saúde. O projeto realiza a Semana Ecológica nas escolas do bairro, para que as crianças se tornem grandes multiplicadoras de conhecimento”, esclarece ainda a assistente social.

Segundo a gerente da Unidade, Karine Garrido, ´Construindo uma Jabotiana Saudável´ foi criado partindo do conceito ampliado de saúde, que aponta a saúde como o resultado da condição e preservação do meio ambiente. “Depois de realizado um levantamento sobre as situações de risco ambiental, surgiu a idéia de desenvolver um projeto que trabalhasse a questão ambiental, já que a saúde do homem é fruto do meio em que vive. Essa foi uma forma encontrada pela unidade para promover saúde aos moradores do bairro Jabotiana”, explica a gerente.

Para a professora do Colégio Recanto do Pequeno Príncipe, Maria Izabel dos Santos Aquino, a iniciativa é bastante saudável. “Admiro os funcionários da unidade por se preocuparem em promover ações que visam a educação em saúde. Este projeto serve de exemplo para que outros bairros tenham a mesma iniciativa”, falou a professora.

O evento foi encerrado com um grande círculo na praça do Conjunto Sol Nascente, onde os participantes cantaram o Hino Nacional. Três pombos, simbolizando a paz e a liberdade, foram soltos por dois moradores da localidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.