[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está saudando a garotada usuária da Saúde de Aracaju com uma alegre programação da Semana da Criança. As atividades estarão acontecendo entre os dias 10 e 13, nas unidades de Saúde, hospitais, e em todas outras redes que realizam atendimento às crianças aracajuanas: Rede de Saúde da Família (RASF), Rede de Urgência e Emergência (RUE), Rede Ambulatorial Especializada (RAE), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo decoradas com motivos infantis, serão distribuídas prendas e guloseimas (pipoca, doces, ioiôs, língua de sogra, carrinhos, pulseiras, canetas coloridas e pirulitos). Os profissionais das redes também estarão esta semana desenvolvendo atividades recreativas.

Da programação, no Cemca, no dia 10, as atividades recreativas e lúdicas deverão movimentar cerca de 400 crianças. O grupo de teatro do CEPS vai abordar temas relativos à higiene, alimentação saudável e direitos das crianças. Destes últimos, serão ressaltados questões como registro civil de nascimento e imunização. As crianças portadoras de HIV-AIDS receberão kit de prendas e lanche festivos, também no dia 11, deste mês.

Já nos hospitais municipais, as atividades serão concentradas no dia 12. Nessas instituições, os profissionais da Saúde vão promover atividades lúdicas ressaltando temas relativos à prevenção de acidentes, e direitos da criança. A garotada assistirá uma peça teatral, ouvirá estórias infantis e receberão lanches e prendas. As crianças usuárias da USF também receberão lanche e vão participar de atividades lúdicas. Nos Caps, entre os dias 10 e 11, a Rede de Atenção Psicossocial vai promover teatrinho, música, brincadeiras e um lanche festivo, com direito a prendas.

Investimento à Saúde infantil

Após os investimentos feitos pela Prefeitura de Aracaju nos últimos anos, aquela antiga falta de unidades e urgências pediátricas que impediam o acompanhamento do público infantil deixou de ser um problema. Hoje, a população do município já conta com a presença de médicos pediatras em todas as unidades de saúde, nas alas de urgência infantil dos dois Hospitais Municipais de Pronto-socorro. Além de atendimentos em mais de 20 especialidades pediátricas no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), localizado no bairro Siqueira Campos.

O Cemca conta com uma estrutura física composta por sala de pré-consulta, consultórios médicos, gabinete odontológico e salas de psicopegagogia e fisioterapia. O centro presta atendimento em 20 especialidades médicas como Neonatologia, Psiquiatria, Alergia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia. Também oferece consultas e tratamentos em áreas habitualmente não encontradas no serviço público, como Homeopatia e Fonoaudiologia. Atualmente, o Cemca realiza uma média de 4.500 consultas mensais.

Em breve o Cemca também passará a realizar atendimentos de gastroenterologista, otorrinolaringologista e infectologista. Ao todo são 27 profissionais especializados no tratamento da criança e do adolescente.

Nas USFs, a população infantil conta ainda com o acompanhamento de pediatras, que em Aracaju são inseridos no Programa Saúde da Família (PSF). Em cada Unidade de Saúde da Família, a atenção à saúde da criança começa desde o Pré-natal, período em que as gestantes são sensibilizadas quanto à importância do acompanhamento do bebê. A partir do nascimento, as crianças são incluídas no Programa de Saúde da Família (PSF) pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), que também realiza visitas domiciliares mensais aos usuários com até um ano de vida.

A Prefeitura Municipal de Aracaju também vem investindo na ala de pediatria do Hospital Nestor Piva, localizado na área norte da capital. A unidade realiza aproximadamente 3.150 atendimentos pediátricos, o que totaliza uma media diária de 105 atendimentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.