[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com as incidências de chuvas, aumentam também as atenções com a Dengue. Nesses períodos, o clima se torna propício para a reprodução dos ovos do mosquito Aedes Eagypti, transmissor da doença. E para controlar a proliferação do mosquito nos bairros da capital, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) está em plena campanha.

Em apenas duas semanas de atuação da denominada Ação Bota-Fora, a SMS fez o recolhimento de 23 toneladas de lixo, de quintais e residências de várias regiões da cidade. Este trabalho está sendo realizado por meio da parceria entre a SMS e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Amanhã, dia 9, a ação acontecerá nas localidades referentes a segunda região, que compreende os bairros América, Novo Paraíso, Luzia, Ponto novo e Jabotiana.

Na rotina de trabalho dos agentes de Saúde, uma região é considerada com alta incidência de Dengue quando, por exemplo, três por cento de 100 residências visitadas na mesma localidade é detectada a presença do mosquito transmissor da doença.

“Mesmo com o Ministério da Saúde estipulando um mínimo de 5% do número geral de infestação num bairro, a Prefeitura de Aracaju já encaminha os dados a partir de 3%, para evitar a proliferação do mosquito”, explica a coordenadora municipal da Campanha contra a Dengue, Sidney Sá.

A coordenadora considera que, em Aracaju, a população está mais consciente em relação ao diagnóstico e tratamento da Dengue. Se comparado com o ano passado, tem aumentado a procura nas unidades de Saúde para confirmação de suspeitas ou sintomas da doença e para realização de exames laboratoriais. Esses passos garantem um diagnóstico preciso. “É importante que a população saiba que a Dengue mata e que a auto-medicação pode prejudicar na cura. Por isso, diante de qualquer sintoma da doença, as pessoas devem procurar um profissional de saúde, ou a unidade de Saúde mais próxima de onde mora”, informa.

“Em 2005, nós encerramos o ano com 63% dos casos de Dengue confirmados para o devido tratamento. Este ano, nós já estamos com uma cobertura em 85%. Ou seja, nós já conseguimos confirmar 85% dos casos, que até então eram acompanhados sem uma precisão de confirmação se era ou não dengue”, avalia Sidney.

Atendimento especializado

Além dos trabalhos desenvolvidos no combate à proliferação do mosquito, a SMS também oferece atendimentos especializados aos pacientes com Dengue. As pessoas que são notificadas nas unidades de Saúde são conduzidas à sorologia, exame laboratorial que comprova a presença da doença.

Quando confirmada, o paciente passa pelo exame de isolamento viral. Mediante a coleta do sangue, comprova-se quais os tipos de vírus que circulam hoje na cidade. Esse processo ajuda a combater as incidências de Dengue hemorrágica e a redução da letalidade (morte) dos casos da doença.

Núcleo de Comunicação e Informação Social:
Fones: 2106-9777 ou 3179-1050[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.