Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas reúne novos gestores municipais
Secretários municipais de Cultura e gestores de bibliotecas públicas municipais lotaram o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória na última terça-feira, dia 5, para uma reunião foi convocada pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A coordenadora do sistema, Sônia Carvalho, fez uma breve apresentação dos ‘Princípios e Diretrizes’ do Sistema e falou um pouco sobre a realidade das bibliotecas públicas espalhadas pelo Estado. Esse primeiro momento de diálogo com os novos gestores municipais foi muito positiva, segundo Sônia, principalmente porque a grande maioria atendeu ao chamado.
“Fiquei muito feliz em ver esse auditório lotado. Esse encontro foi muito importante para apresentar aos novos gestores e secretários municipais qual o papel do Sistema Estadual, que é basicamente o de orientá-los para que possam transformar as bibliotecas públicas dos seus municípios em ambientes dinâmicos e que envolvam a comunidade”, destacou Sonia.
O encontro também contou com a participação da professora Valéria Bari, do Núcleo de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela fez uma apresentação sobre o curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS e falou sobre a importância da presença do bibliotecário nas unidades de informação do Estado.
Quem também participou do encontro foi o coordenador do Plano Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca (PELLB), Ricardo Nascimento. “Os municípios estão iniciando uma nova gestão e é importante que esses gestores tomem pé da atual situação das bibliotecas públicas, para que eles possam dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, destacou o coordenador do PELLB.
Novas bibliotecas
Como resultado do trabalho realizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas em parceria com os municípios está a implantação de novas bibliotecas municipais em Lagarto e São Cristóvão, que passarão a contar com duas bibliotecas públicas para atender a comunidade local.
Em Lagarto, a biblioteca já conta com toda a estrutura e acervo montados num espaço do povoado Brasília e, segundo a diretora de do Departamento de Cultura do município, Angélica Amorim, até abril o espaço será inaugurado. “Estamos fazendo alguns reparos no local e o objetivo é que possamos abrir para comunidade o mais breve possível, estamos trabalhando para isso”, ressaltou.
Já no município de São Cristóvão, a nova secretária de Cultura e Turismo, Dilene Job, assumiu um compromisso com a gestora anterior, Aglaé Fontes, de abrir a nova biblioteca o quanto antes. “Estamos procurando um espaço para apresentar ao público a nova biblioteca de forma adequada e convidativa para que possa envolver a comunidade”, destacou. A nova biblioteca será implantada no conjunto Eduardo Gomes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas reúne novos gestores municipais – Dilene Job
- nova secretária de Cultura e Turismo de São Cristóvão