[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A instituição da escola foi criada com o objetivo principal de educar. Para diminuir o tempo que gestores das unidades precisam para atuar na questão administrativa, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) irá treiná-los para o Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (e-Doc). Na manhã desta segunda-feira, 27, a superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, ministrou uma palestra para diretores e secretários de escolas da capital sobre como funciona e como será o processo de adaptação ao sistema.

“O piloto já começará na próxima semana e irá abranger o Colégio Atheneu e o Leite Neto, em Aracaju, além da escola do município de Simão Dias e do de Canindé do São Francisco. Será um trabalho intenso de treinamento com grupos que os próprios diretores irão levantar para o treinamento. O objetivo é que até o final de 2012 toda a Rede Estadual de Ensino esteja movimentando processos administrativos através do e-Doc”, explicou Deborah Arôxa.

Segundo a superintendente, os gestores de escolas não terão ainda mais trabalho para dar entrada em processos, ao contrário: o sistema foi desenvolvido para diminuir o tempo do trâmite. “A diferença é que, ao invés de redigirem em um documento de Word ou Br.Officce, os processos serão feitos no próprio e-Doc e será enviado no próprio sistema. O diretor não precisará se deslocar para protocolar pessoalmente e ainda poderá acompanhar todos os trâmites pelo próprio sistema”, aponta.

Na ocasião, a superintendente Deborah Arôxa explicou sobre a portaria conjunta entre Procuradoria Geral do Estado (PGE), Seplag, Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). Trata-se do documento que regula o procedimento de tramitação do processo administrativo no âmbito da administração pública. Ela estabelece que todas as comunicações internas serão feitas totalmente via e-Doc  a partir de 30 de março, todos os ofícios a partir de 30 de abril, e todos os processos (portarias e decretos) até 30 de maio.

Sobre o e-Doc

Baseado no processo de gestão, o e-Doc Sergipe consiste em um sistema que abrange, de forma organizada e sistematizada, as atividades de elaboração, edição, digitalização, tramitação e gerenciamento de documentos e processos em meio eletrônico.

Instituido pelo decreto estadual nº 26.510/2009, o sistema alcança todos os órgãos e secretarias que compõem a Administração Pública Estadual, garantindo mais celeridade nos processos. Entre os recursos tecnológicos utilizados para a implantação do e-DOC, está a Solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, hospedada no Data Center da Emgetis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.