Sistema de informação vai reforçar o cuidado aos pacientes no HUSE
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está implantando um sistema de informação que vai ampliar o monitoramento aos pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Associada à criação do grupo gestor de leitos a ao atendimento horizontal no Pronto-Socorro Adulto, a iniciativa é mais um reforço do Governo de Sergipe para proporcionar cuidado integral aos usuários, reduzindo o tempo de permanência e agilizando as altas hospitalares.
De acordo com Celso Gama, consultor em informática médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o sistema será um importante instrumento de trabalho para médicos, enfermeiros e auxiliares no acompanhamento aos pacientes. "É um conjunto de funcionalidades que vai possibilitar um controle ainda maior dos profissionais sobre a situação de cada usuário. Com a atualização permanente do banco de dados, eles poderão acompanhar todas as etapas do atendimento", disse o consultor.
"O sistema vem para reforçar o trabalho que já está sendo desenvolvido com o atendimento horizontal. Assim, as equipes conseguem estender a linha de cuidado, garantindo aos pacientes acompanhamento integral e mais agilidade na realização dos procedimentos", comentou Celso Gama, acrescentando que as ações implementadas pela Secretaria de Saúde estão mudando todo o perfil de atendimento no HUSE.
Além de disponibilizar informações sobre os pacientes que estão em tratamento, o sistema também vai permitir que a prescrição de medicamentos seja feita de maneira eletrônica. "É outro benefício dessa tecnologia. Isso trará mais segurança e controle à utilização de medicamentos, inclusive, permitindo a monitoração do estoque no almoxarifado", frisou o consultor.
O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria de Saúde, Rogério Lopes, ressaltou que o sistema foi criado a partir de uma base tecnológica que já era utilizada pelo DataSUS. "Trata-se de uma ferramenta pública que foi adaptada à nossa proposta", explicou. O objetivo é expandir a iniciativa para outras unidades hospitalares, criando assim a Central de Urgência e Emergência, contemplada no projeto de reforma sanitária de Sergipe.
Avanços
Segundo o diretor-geral do HUSE, Josias Passos, a criação do grupo gestor de leitos e a implantação do atendimento horizontal foram determinantes para otimizar o fluxo de pacientes no hospital, onde antes a falta de critérios e protocolos de atendimento postergava as altas e transferências hospitalares. "Desde o fim do ano passado, o HUSE entrou numa nova fase com a eliminação de macas extras nos corredores do Pronto Socorro Adulto, problema crônico que existia na unidade há mais de dez anos", afirmou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o HUSE desempenhou um papel fundamental para a saúde pública do Estado, mas tem atualmente uma estrutura física e um modelo de assistência que precisam ser revistos, principalmente no pronto-socorro. "O HUSE marcou, fez um diferencial na assistência à comunidade, tem um passado importante, mas estamos diante de uma nova realidade. Com todas essas ações, o hospital vai ser o carro-chefe da grande mudança na atenção à saúde do Estado de Sergipe", ressaltou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sistema de informação vai reforçar o cuidado aos pacientes no HUSE – Foto: Márcio Garcez/Saúde