Sistema de equipe horizontal melhora atendimento no PS do HUSE
O sistema de atendimento horizontal implantado desde o dia 1º de outubro vem promovendo uma mudança significativa no modelo de assistência aos pacientes internados no Pronto-Socorro (PS) Adulto do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Integrada por clínicos gerais com especialidade em várias áreas da medicina como nefrologia e endocrinologia, a equipe horizontal garante atendimento integral aos pacientes que estão nos boxes e nos leitos extras do PS Adulto masculino e feminino das 7h às 13h e das 13h às 19 horas.
De acordo com Lycia Diniz, diretora-técnica do HUSE, cada dupla de médicos nesse sistema cuida em média de 20 pacientes com o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de profissionais de outras áreas, como fisioterapeutas. "Esse tipo de sistema permite cuidar do paciente de forma mais intensiva, já que o médico passa a conhecê-lo mais profundamente", explica.
O novo modelo de atendimento vem sendo aplicado de segunda a sexta-feira no HUSE. "Nos finais de semana e feriados, mantemos o sistema vertical com quatro médicos que trabalham em regime de plantão de 12 horas por dia, distribuídos pela sala de triagem, alas de internamento e boxe do PS feminino", informou. Mesmo sem o atendimento integral nesses dias, a equipe horizontal passa a visita aos pacientes, sem deixá-los desassistidos.
Benefícios
Lycia Diniz revela que a implantação do sistema de atendimento horizontal oferece mais resolutividade no atendimento e tem reflexos diretos na recuperação do paciente porque permite, entre outras vantagens, definir de forma mais precisa o diagnóstico clínico para um tratamento pós-hospitalar contínuo e mais correto.
"Com o trabalho da equipe horizontal, o paciente já sai com o quadro clínico mais definido e pré-agendado para a rede ambulatorial, o que assegura tratamentos mais adequados fora do ambiente hospitalar e impede a chamada sinistralidade, ou seja, que o paciente retorne ao mesmo serviço várias vezes com o mesmo problema de saúde", salienta Lycia Diniz.
A adoção da equipe horizontal contribui ainda para reduzir a taxa de mortalidade, o tempo de permanência do paciente no hospital e o risco de infecções. "Além disso, o atendimento possibilita também transferências mais criteriosas para os hospitais regionais e de apoio com os quais o HUSE possui contra-referência", explica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sistema de equipe horizontal melhora atendimento no PS do HUSE – Foto: Wellington Barreto