[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Terminou na última sexta-feira, 3, a primeira Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento realizado pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), dedicou cinco dias à orientação dos servidores sobre medidas capazes de garantir mais segurança dentro da unidade. Mas, o que seria uma estratégia para melhorar as condições físicas do ambiente foi além, e durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de renovar a saúde física e mental.

A secretária Rose Carla da Luz participou de todas as atividades oferecidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e destacou a vivência realizada pela psicóloga Sylvia Andrade. “Ela fez técnicas que estimulam as relações interpessoais e depois nos entregou o desenho de uma mandala. Após pintarmos o papel, explicou o significado das cores em nossa vida. Foi muito importante no convívio entre os colegas”, destacou Rose.

Emocional

Outro ponto forte da programação foi a palestra do escritor Jácome Góes. Ele aproveitou o tema da Sipat, para abordar a importância de prevenir ‘os acidentes da alma’. “Todos nós nos preocupamos com os agentes externos, que podem provocar alterações físicas. O problema é que poucos se interessam em aliviar as feridas da alma, são elas as responsáveis pelas mágoas, pelos desequilíbrios, pela arrogância. Quantas vezes agredimos alguém no nosso trabalho, quando poderíamos silenciar? Não é o que a gente fala, mas a forma como se diz”, considerou Jácome.

Após a aula de espiritualidade, os funcionários compartilharam abraços, como forma de selar o encontro. “Com os nossos funcionários equilibrados emocionalmente, teremos mais condições de motivá-los, de encorajá-los a aceitar novos desafios, novas atitudes, novos comportamentos”, observou a superintendente da MNSL, Carline Rabelo.

Sexualidade

No último dia de ações, a enfermeira da maternidade, Iracema Vital, que também atua no ambulatório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), realizou uma palestra sobre DST’s e Aids. Como prevenir, quais os sinais, sintomas e formas de tratamento ganharam destaque durante a apresentação. “Esse é um tema que não deixa de ser importante. Por sermos profissionais de saúde, muitas vezes esquecemos de nos cuidar. E isso não pode acontecer”, alertou Iracema.

Corpo

A ginástica laboral encerrou a programação. A fisioterapeuta e apoiadora institucional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) Manuela Oliveira, dedicou a tarde de sexta-feira, 3, à práticas de exercícios físicos. Na oportunidade, foram realizadas técnicas de alongamento onde os participantes trabalharam várias partes do corpo, com o objetivo evitar lesões de esforços repetitivos, doenças ocupacionais e ainda melhorar o equilíbrio. Práticas que podem reduzir a incidência afastamentos dos empregados nas repartições.

Com a primeira edição da Sipat, nossa meta foi proporcionar ganhos psicológicos, com a diminuição do estresse, o aumento no poder de concentração, de motivação e moral dos trabalhadores. A programação vasta foi aprovada por todos, por isso esperamos repetir o evento, pontuou o presidente da CIPA, Fagner Pereira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.