[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Democratizar o acesso à música erudita. Esse é o principal objetivo da série ‘Orquestra na estrada’, um projeto idealizado pelo diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), Guilherme Mannis. Coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com patrocínio do Instituto Banese, a Orsse realizou grandes conquistas em 2010, e uma delas foi a série ‘Orquestra na Estrada’, que percorreu oito municípios sergipanos: Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Tobias Barreto, Laranjeiras, São Cristovão, Lagarto e, por fim, Simão Dias.

Na Praça Barão de Santa Rosa, umas das mais bonitas de todo o estado, localiza-se a Igreja Matriz N. Sra. Santana, palco da apresentação da Orsse na noite do último dia, 10, em Simão Dias. Localizada no centro da Praça, a imponente Igreja recebeu a emocionante apresentação do grupo, que foi prestigiada pela população do município e autoridades.

Para o regente assistente da Orsse, Daniel Nery, o concerto em Simão Dias encerra uma temporada de muito sucesso e grande aceitação do público sergipano. “Estamos muito felizes em fazer o encerramento da série Orquestra na estrada desse ano em Simão Dias. A Orsse vem conquistando novos públicos em todo o estado, e isso se deve a essa iniciativa que proporcionou a oportunidade das pessoas de outros municípios sergipanos conhecerem e apreciarem a música erudita. Além disso, esse concerto foi muito especial para nós, pois trouxe um repertório baseado nas comemorações natalinas, com peças leves e que despertam o sentimento de celebração e louvor em cada uma das pessoas que estiveram aqui”, destacou Daniel Nery, que regeu o último concerto da série.

O secretário responsável pela pasta da cultura em Simão Dias, Fábio Rabelo Menezes, prestigiou o evento e ressaltou a importância de trazer esse tipo de evento para o interior de Sergipe. “Simão Dias tem tradição musical com a escolinha de música e uma das bandas de Lira mais experientes do estado, portanto, o público simaodiense é um apreciador desta arte, e comparece sempre a esse tipo de evento. Acho a iniciativa da Sinfônica louvável, isso mostra a preocupação do governo em ampliar o acesso a outros tipos de cultura, e o resultado só pode ser positivo. Espero que o grupo retorne em breve”, afirmou.

Programa

A última apresentação da temporada ‘Orquestra na estrada’ foi marcada por um repertório que retratou dois importantes períodos da história da música: a sinfonia do Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, e o concerto para fagote em Mi menor, de Antonio Vivaldi, ambas do período barroco, e o clássico de Haydn, a Sinfonia 83 “La Poule”.

O Oratório de Natal foi escrito para o Natal de 1734, incorporando a música de composições anteriores do próprio compositor. Essa obra pertence a um grupo de três oratórios escritos no final da carreira de Bach, em 1734 e 1735, para as principais festividades, sendo o ‘Oratório de Natal’ a obra mais longa e complexa. O concerto para fagote de Vivaldi é uma das 40 peças dedicadas ao instrumento criada pelo músico. E por fim, a Sinfonia de Joseph Haydn, que é conhecido pelas inovações que trouxe para a música instrumental, a exmeplo das suas belas sinfonias.

Para a simaodiense Antonieta Machado Novaes, as três peças representaram muito bem o momento de festividades natalinas. “A iniciativa de o grupo tocar na Igreja é excelente. A música é muito bonita, e é uma coisa diferente da nossa rotina. Gostei muito de tudo que eles tocaram e, realmente, lembra muito o Natal, pela beleza e delicadeza das músicas”, disse.

A aposentada Maria Silva Araújo nasceu em Simão Dias, mas mora no Rio de Janeiro há 40 anos, e retornou a cidade para comemorar as festas de final de ano. “Há muitos anos não venho a Sergipe, e estou encantada com a minha cidade, que cresceu e está ainda mais linda e recebendo este grupo surpreendente. Foi um belo concerto, de alto nível. E posso afirmar que a orquestra de Sergipe tem a mesma qualidade que outras grandes orquestras do país. Fiquei muito surpresa e feliz em saber que a minha terra natal tem um grupo sinfônico tão bom”, ressaltou.

O próximo concerto da Orsse acontecerá no dia 22 de dezembro no Teatro Tobias Barreto, às 20h30.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.