[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Karla Adriana Santos Barreto, 33 anos, e Paula Dantas, 22 anos, foram as primeiras doadoras de sangue na unidade de coleta externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), preparado no Shopping Jardins. A atividade realizada nesta quarta-feira, 15, conta com a parceria do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população sergipana para a importância da doação.

Para Karla Adriana, que já é doadora e tem sangue O+, a unidade de coleta no shopping foi uma oportunidade diferenciada de poder comparecer ao serviço. “Eu fiquei sabendo dessa coleta através do site e resolvi vim aqui assim que o shopping abriu para fazer minha doação”, contou.

A nutricionista Paula Dantas relatou que aproveitou a ocasião para doar. “Nunca tinha feito doação, no entanto, sabendo da importância para a saúde de quem está nos hospitais decidi colaborar. E, talvez até me tornar uma doadora de repetição”, disse.

De acordo com o superintendente do Hemose, Renato Dantas, a coleta externa faz parte do projeto ‘Santo de Casa Também faz Milagre’, que estava parado e que agora foi retomado para estimular a população. “Nossa primeira coleta externa foi no Banese no mês de julho e agora aqui no shopping Jardins. Nossa meta é poder atrair novos parceiros, sejam empresas ou instituições”, informou ao destacar que a proposta do Hemose é aproximar o serviço das pessoas que querem doar, mas não têm tempo.

“Essa é uma mobilização muito importante e a iniciativa está de parabéns: levar o conhecimento na prática e a estrutura até o possível doador. Tenho certeza que muitas pessoas que não conheciam o serviço vão dar as mãos ao ato de doar sangue e salvar vidas”, incentiva o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

O trabalho da coleta externa contou com a participação de dois grupos composto de 25 crianças e jovens Desbravadores. Eles ficaram distribuídos nas principais portas de acesso ao shopping conversando com as pessoas que chegavam ao centro de compras.  Durante esse contato, as crianças falavam da importância da doação e convidavam as pessoas para visitar a unidade de coleta do Hemocentro de Sergipe.

“Achei interessante ver essas crianças conversando na porta e convidando o consumidor ou até mesmo o visitante para conhecer o serviço. Resolvi aceitar o convite e depois dessa conversa com eles, vim doar”, declarou o representante comercial de Salvador, Paulo Cesar Teixeira Monteiro, 41 anos.

Estratégia

A assessora técnica da Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia, Fátima Basto, explicou que o trabalho de coleta é resultante da parceria com o shopping Jardins e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que sempre está presente nas ações de doação e agora divulgação. “A presença das crianças aqui nessa coleta foi uma forma de sensibilizar as pessoas para conhecer o serviço e os interessados também em contribuir com a doação de sangue”, pontuou.

Ação

Nesta quinta e sexta-feira, respectivamente dias 16 e 17, a coleta externa segue no mesmo horário, das 10h às 17h. Dessa forma, qualquer pessoa interessada em contribuir com o serviço, que tenha entre 16 a 67 anos, basta comparecer ao shopping nesses horários portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.