Setur nivela ações para visita de missão técnica do BID
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu uma reunião de nivelamento com todos os órgãos e outras secretarias envolvidas em projetos para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. O objetivo do encontro foi para alinhar ações que estão sendo desenvolvidas em parceria para que tudo esteja pronto para a missão técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o secretário de Turismo, Elber Batalha, Sergipe precisa ter uma amostragem de pelo menos 25% de todos os projetos conveniados com o BID já prontos para que, quando da visita dos técnicos, não haja recusa nas ações sugeridas pelo Estado. “Com este alinhamento de ações vamos trazer para Sergipe recursos na ordem de US$ 100 milhões que serão destinados à obras estruturantes para que o turismo no Estado se desenvolva cada vez mais. Temos somados esforços para que os projetos da Setur deslanchem. Precisamos que o BID reconheça nossos projetos executados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), como contrapartida do financiamento”, espera.
Obras
Ao todo, serão 32 projetos estruturantes, tanto de construção, a exemplo da rodovia que liga o povoado Pontal – Convento, no município de Santa Luzia do Itanhy – e os atracadouros e orlas turísticas em cidades ribeirinhas de Sergipe, construção da Marina pública do Mosqueiro. Já em relação à reestruturação, incluem-se a reforma do Cacique Chá, revitalização do Centro de Turismo de Aracaju, dentre outros. Vale ressaltar que grande parte desses projetos já estão em andamento. A data prevista para visita dos técnicos do BID a Sergipe será em novembro. Passando esta etapa, em janeiro de 2012, a missão irá analisar tudo o que já foi proposto e desenvolvido pelo estado para que em março/abril seja finalmente contratado o financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Órgãos e Parceiros
Estiveram presentes na reunião de nivelamento de ações para o desenvolvimento do turismo em Sergipe representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico Cultural (SUBPAC), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), além das prefeituras municipais de Canindé de São Francisco e Estância.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Setur nivela ações para visita de missão técnica do BID – Fotos: Ascom/Setur