[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, o I Encontro de Prefeitos e Órgãos Municipais de Turismo do Estado de Sergipe. A reunião foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) para apresentar aos novos gestores municipais o trabalho da secretaria na divulgação do turismo do estado e, principalmente, explicar como é possível fazer capacitação de recursos para incrementar o turismo em cada município. O encontro teve a presença do diretor geral do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo (Mtur), Carlos Henrique Sobral.
 
Ao apresentar a estrutura da Setur aos gestores municipais, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, fez um retrospecto em relação aos números que o setor vem alcançando em Sergipe. O secretário informou que em 2012 o setor turístico ficou em segundo lugar na geração de empregos no estado, ficando atrás apenas para o setor da construção civil. Para Elber Batalha os municípios devem parcerias com o governo estadual e federal, e colocou a Setur á disposição para o intermédio de futuros diálogos. “Com o aumento da competitividade do setor turístico, vem também à geração de novos empregos e com isso a redução das desigualdades regionais. Por conta disso é importante que o desenvolvimento do turismo, a exemplo de realização de obras estruturantes, seja cada vez mais trabalhado e este é um dos objetivos do Prodetur Nacional em Sergipe, que já faz um trabalho nos Polos Turísticos Costa dos Coqueirais e Velho Chico, este trabalho só visa alcançar um melhor nível de eficiência para o turismo”, adverte o secretário. 
 
Já o diretor Geral do Prodetur Nacional, Carlos Henrique Sobral, que veio apresentar aos gestores a importância da participação de todos nas reuniões dos Fóruns regionais. “Foi uma grande visão do secretário unir os gestores municipais para explicar a forma de trabalho e como eles podem conseguir captar recursos e atrair investimentos para o desenvolvimento de sua região”. 
 
Prefeituras

 
Mais de 30 prefeituras sergipanas, de diversas regiões do estado, participaram do encontro promovido pela Setur e Mtur.
 
Os prefeitos e secretários municipais que participaram do encontro compartilharam da mesma opinião em relação a importância do evento para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. “É fundamental que os gestores entendam como funciona a  Secretaria de Turismo, pois só assim poderemos buscar ideias em projetos que venham ajudar o município, como os recursos para a construção da Orla de Canindé, que conseguimos inserir através do Prodetur”, conta Pastor Heleno, prefeito de Canindé. “E é desta forma que espero conseguir recursos que venham melhorar o turismo na Croa do Goré, estruturar a Bica dos Pintos entre outros pontos turísticos esquecidos em São Cristovão”, falou a prefeita de São Cristovão, Rivanda Farias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.