[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e entidades de ensino que têm cursos de Turismo vão realizar, no dia 12 de março, às 19h, no Centro de Convenções, a palestra "Competitividade de destinos turísticos", ministrada pelo professor-doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Manoel Gândara. O evento é a primeira ação do termo de cooperação técnica assinado nesta sexta-feira, 16, entre a Setur e as entidades que oferecem cursos ligados ao Turismo em Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade de Sergipe (Fase) e Cefet.

O objetivo do convênio é criar iniciativas conjuntas para integrar os conhecimentos acadêmicos às necessidades do mercado, identificando demandas específicas e buscando soluções para os problemas do setor turístico. Participaram da reunião para a assinatura do convênio o secretário de Turismo, João Augusto Gama, o secretário-adjunto, José Roberto de Lima, Artemis Barreto e Cristiane Santos, representantes do Cefet, Mateus Tuzzo, da Unit, e Antônio Carlos Campos da UFS.

Segundo o secretário de Turismo, é importante incentivar iniciativas que integrem o conhecimento produzido no setor acadêmico com as necessidades do setor. "No que depender deste governo das mudanças, teremos a melhor boa vontade possível para ajudar a formar técnicos cada vez mais capacitados, suprindo a necessidade de mão-de-obra especializada do mercado e fomentando um ciclo virtuoso, onde ganham todos envolvidos neste setor que é um grande gerador de emprego", disse João Augusto Gama.

No dia 13 de abril será realizado o segundo evento proveniente do termo de cooperação, um seminário para sensibilizar gestores públicos e privados sobre a necessidade da contratação de profissionais de Turismo com formação acadêmica. O objetivo é fazer com que os profissionais formados participem da elaboração e da implementação de projetos que envolvam a atividade turística.

Parceria

O coordenador dos cursos técnicos de Turismo e Hospitalidade do Cefet-SE, Artemis Barreto, destacou a iniciativa da Setur em convidar os cursos de Turismo para envolvê-los no desenvolvimento do setor no Estado. "Nós estamos envolvidos diretamente na produção de conhecimento do segmento turístico e podemos dar uma grande contribuição na elaboração de políticas públicas. Esta integração do poder público com a academia será uma grande conquista para todos".

Mateus Tuzzo, coordenador dos cursos de Turismo e Gestão de Eventos da Unit, enfatizou a necessidade de se integrar os conhecimentos acadêmicos com as práticas de mercado, diminuindo a distância entre os alunos e a experiência profissional. "Esta aproximação entre instituições de ensino e o poder público com vistas ao mercado irá oferecer melhores oportunidades aos nossos formandos", disse Tuzzo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.