[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A árvore de natal da Energisa –  montada todos os anos em Aracaju e considera pelo livro dos recordes, o Guinnes Book, como a maior árvore de natal feita de luzes do mundo -, corre o risco de não ser montada este ano por conta do avanço do mar, segundo informou a própria companhia de eletricidade.

Por considerar a árvore de natal um atrativo turístico, não só para os visitantes, como também para os próprios sergipanos, a Secretaria de Estado de Turismo marcou audiência para a próxima segunda-feira, 24, com a diretoria da Energisa, para viabilizar a montagem da árvore.

Segundo o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, a árvore da Energisa já virou tradição na cidade. “A árvore já se tornou um símbolo das festas natalinas em Sergipe. Por conta disso, já acionei os engenheiros da secretaria para estudar novos lugares para a colocação dela. Estamos estudando três lugares para que a árvore luz seja montada”, explica.

A falta de segurança também foi um dos fatores que, segundo a empresa, inviabilizaria a montagem da árvore. “Como segurança vem sempre em primeiro lugar, decidimos que a árvore em 2011 não deveria ser montada. Essa decisão não foi fácil, mas não tivemos alternativa”, afirmou o assessor de imprensa da Energisa, Augusto Aranha.

Para Elber Batalha, o avanço do mar é um fato inquestionável, mas o secretário acredita que a direção da empresa irá apoiar a ideia de um novo local para a montagem da árvore. “Há 22 anos, os sergipanos e visitantes assistem ao espetáculo de brilho e beleza que a árvore propicia. O Governo do Estado não poderia deixar que isso acabasse e já agendamos uma audiência com a diretoria da empresa para que a Energisa monte a sua tradicional árvore de Natal em outro local. Temos muito orgulho desta árvore e, por isso, faremos de tudo para manter essa tradição acesa”.

Estrutura

Em 2010, a torre teve 127 m de altura, com peso total de 15.894 Kg. Foram utilizados pontos de luz compostos por 19.610 lâmpadas incandescentes comuns de 25 watts, dois mil stroboscópicas brancas de 3,5 watts. Para acabamento do topo da árvore, foram utilizadas 100 lâmpadas azuis incandescentes e 50 strobos brancas de 3,5 watts. Para ligação das velas e para ligações individuais dos circuitos foram utilizados 85.640 metros de fio 2,5 mm².

Para o fornecimento de energia foram utilizados 24 postes, 1,5 Km de rede de média tensão 5 transformadores, totalizando uma potência instalada de 720 KVA, com esta potência instalada poderia ser atendida uma cidade como São Francisco, perto do município de Propriá, com aproximadamente 1.117 consumidores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.