[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quem nunca ouviu falar ou até mesmo nunca conheceu alguém que queria muito poder tirar a carteira de motorista, mas por não saber ler nem escrever, nunca conseguiu? Infelizmente, ainda são muitas as pessoas que se encontram nessa situação. Mas através do programa “Sergipe Alfabetizado”, o Governo do Estado vem mudando esse cenário nos últimos dois anos e avança com os resultados, chegando a quase 26 mil cidadãos beneficiados até 2008.

Visando contribuir com esse programa, a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) firmou parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e vai estimular os candidatos analfabetos que demonstrarem interesse no curso de 1° Habilitação da Escola Pública de Trânsito a fazerem o curso de alfabetização.

O secretário de Estado dos Transportes, Bosco Mendonça, explica que até hoje muitas pessoas procuram as autoescolas para tirar a carteira de motorista e são informadas que não podem porque não sabem ler. “A Escola Pública de Trânsito adotou outra postura. Os analfabetos interessados em tirar a habilitação vão poder obter a permissão para dirigir após fazerem o curso de alfabetização”, disse Bosco.

O secretário explica que essa é uma forma de motivar o indivíduo a se alfabetizar e uma oportunidade de exercer o seu direito de cidadania. “O analfabetismo é a negação mais extrema da cidadania, e nós todos que estamos envolvidos com o Estado, com a coisa pública, com o compromisso público, temos que ter essa obrigação de contribuir para erradicá-lo”, frisou.

Ele ainda explica que a Setram irá atender dois tipos de clientela. “Aqueles que se inscreveram agora para a primeira turma do curso de 1ª Habilitação, onde o sistema detectou que são analfabetos, e aqueles que ao tentar renovar sua carteira foram avaliados como analfabetos. Essas pessoas serão encaminhadas e inseridas no ‘Sergipe Alfabetizado’ para cadastramento, onde os candidatos à 1ª Habilitação terão o curso na Escola Pública de Trânsito no período de oito a dez meses, e os demais serão direcionados pelo programa a uma escola da sua localidade”, explicou o secretário.

As aulas da primeira turma do “Sergipe Alfabetizado” estão previstas para meados do mês de maio. Até o momento, a Setram já recebeu 604 pré-inscrições para o curso de 1° habilitação, onde 96 pessoas são analfabetas. Para o diretor do programa, José Genivaldo Martires, essa é uma ação importantíssima, porque os trabalhos se somam e os resultados se multiplicam. “Estamos muito felizes com essa parceria, e toda equipe da Setram está engajada para juntos realizarmos mais uma etapa do ‘Sergipe Alfabetizado’”, disse Martires. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.