[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde a última segunda-feira, 13, o Shopping Riomar recebe a “Exposição de Artesanato Sergipano”, numa parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o centro comercial. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, a iniciativa é pioneira no sentido de fortalecer a relação entre os setores público e empresarial. “Também  representa o início de uma série de ações a ser desenvolvida pela Setrab para valorizar o artesão sergipano por meio da geração de renda e trabalho”, garante.

Para Mônica Schneider, gerente-geral das Atividades do Artesanato na Setrab, a intenção é socializar não só com o turista que visita o Estado nesse período, mas com o próprio sergipano a riqueza do artesanato local. “Temos uma das mais belas e expressivas artesanias do país. Uma atividade importante que movimenta a economia do Estado e gera renda para o povo sergipano”, observa.
 
Schneider lembra que a decoração do Riomar para o São João também foi idealizada pelos artesãos. O shopping recebe os três santos que marcam os festejos juninos: Santo Antônio, O Casamenteiro; São João, O Festeiro; e São Pedro, O Guardião do Céu. “Também valorizamos a renda irlandesa, tipologia marcante do artesanato de Sergipe, que desde 2008 é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), explica a gerente.

Arte que encanta

 Todo o trabalho apresentado tem como prioridade a qualidade, a diversidade e a criatividade na produção, sendo estes também os critérios na definição da tipologia do artesanato exposto. Um ganho tanto para os artesãos, que divulgam o trabalho para um público diferenciado ao mesmo tempo em que obtêm renda, quanto para o público que visita o local.
 
É o que comenta a engenheira agrônoma Maria Rita Oliveira, que se diz encantada com os produtos. “Mesmo sendo de Sergipe, não tinha ideia da beleza e da diversidade do nosso artesanato. É uma excelente iniciativa para divulgar essa arte e oferecer uma oportunidade de trabalho para os artesãos”, avalia. “É simplesmente maravilhoso. São verdadeiros artistas”, complementa a professora Joana Carla do Nascimento, que visita Aracaju pela primeira vez.
 
A exposição fica no Riomar até o dia 30 de junho. O evento conta com o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Sergrase (Serviços Gráficos de Sergipe).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.