Setrab capacita trabalhadores da cana beneficiados pelo programa Mão Amiga
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) iniciou esta semana os cursos de capacitação destinados aos trabalhadores da cana-de-açúcar beneficiados pelo programa do governo estadual ‘Mão Amiga’. As atividades prosseguem até 12 setembro – são quatro dias de aula por semana com duração de três horas. O conteúdo programático inclui temas como cidadania, fruticultura, horticultura, farmácia viva, agroecologia, comércio e cooperativismo.
O secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, explica que a proposta é capacitar os trabalhadores rurais de Sergipe, num processo participativo e contextualizado. “Consideramos a realidade e as possibilidades de transformação dos agricultores”, observa o secretário. Os cursos acontecem, ao mesmo tempo, nos 15 municípios participantes do programa: Areia Branca, Capela, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Riachuelo, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Siriri, Santa Rosa de Lima. São beneficiados 2.748 trabalhadores da cana.
Criado pelo Governo do Estado em 2009, o programa Mão Amiga tem por finalidade adotar medidas para enfrentar os efeitos do desemprego sazonal decorrentes das entressafras dos cultivos da cana-de-açúcar e da laranja, que influam na melhoria da qualidade de vida da população afetada. Essas famílias recebem por ano, durante os quatro meses de entressafra, bolsa mensal no valor de R$ 190,00.
Em contrapartida, pelo menos um membro da família beneficiada deve participar, obrigatoriamente, das atividades de capacitação profissional disponibilizadas pela Setrab, com frequência mínima de 75%. O investimento é feito por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), gerenciado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]