[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Integrantes da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), instituída no final do mês passado, participaram nesta quarta-feira, 14, de mais uma etapa do programa de treinamentos aplicados pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.

A capacitação aconteceu no auditório do Huse com a participação dos 30 membros da comissão, dentre os quais 15 representantes dos trabalhadores, eleitos através de votação no mês passado. Os outros 15 integrantes representam o empregador e foram indicados pelo próprio Huse, unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

O treinamento dos membros da Cipa aborda vários aspectos relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais e à saúde dos profissionais que atuam na unidade, como a organização e atribuições das Cipas, tipos de acidentes de trabalho, medotologia de investigação e análise de causas de acidentes do trabalho na área de saúde,os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores, dentre outros.

NR 32

O treinamento é dividido em módulos. Nesta quarta, a capacitação abordou noções de legislação trabalhista e previdenciária e a Norma Reguladora 32, instituída em 2005 pelo Ministério do Trabalho. A NR 32 estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O módulo sobre a NR 32 foi ministrado pela gerente do SESMT do Huse, Dígena Maria Dias da Silva , abordando vários aspectos da norma regulamentadora e sua importância para a área da Saúde.

“Essa norma é cumprida por vários caminhos, pois passa pelos riscos ambientais, químicos, dos resíduos e das lavanderias, além dos riscos físicos e pelo controle da saúde dos trabalhadores. Mas ela também está afeita ao empregador, que deve ter consciência em garantir a todos os funcionários proteção tanto individual quanto coletiva”, explica.

Com base nessa norma regulamentadora, o SESMT, em parceria com a Cipa recém-formada, trabalhará na elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) para a unidade.

Nesse sentido, Dígena Maria destacou a importância do trabalho conjunto entre os dois setores para a saúde e a segurança do trabalhador do Huse. “A Cipa colaborará também investigando os ambientes de trabalho, ajudando os colegas na redução desses riscos e, junto com o SESMT, analisá-los para diminuir tanto a incidência dos acidentes como os incidentes. Com isso, garantirá que os trabalhadores tenham mais segurança no desenvolvimento de suas atividades”, frisou.

Programação

Segundo o enfermeiro Flávio Augusto Marcelino, gerente de Risco do Huse e indicado para presidir a Cipa, o treinamento dos integrantes da comissão começou na segunda-feira , 12, quando foram repassadas informações sobre a estrutura organizacional da Comissão Interna, seu funcionamento e suas atribuições. “Outro tema discutido foi o absenteísmo (a falta ao trabalho) e as formas de se minimizar esse problema no ambiente profissional”, revelou.

A capacitação será encerrada na sexta-feira, 16, quando das 8h às 11h e das 13h às 18 horas serão abordados aspectos sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária, a exemplo de insalubridade e periculosidade, o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ambiente hospitalar e Prevenção e Combate a Princípios de Incêndio, além de noções de primeiros socorros. “No encerramento, os trabalhadores que integram a Cipa também deverão indicar oficialmente o vice-presidente, a quem caberá representá-los na comissão”, ressaltou Flávio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.