[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), irá visitar produtores de tabaco no município de Lagarto. A intenção é a de conscientizar a população sobre os perigos do uso dos agrotóxicos no plantio, assim como os riscos do fumo. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Fumo que terá início no próximo dia 29 de agosto com o tema: “Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

O foco da campanha deste ano é que, além dos danos à saúde, o fumo traz riscos ambientais graves, através do uso de agrotóxicos nas plantações de tabaco e o desmatamento de florestas para o plantio e uso da lenha. Por conta disso, amanhã, o grupo irá visitar primeiro o Centro de Especialidades Monsenhor Daltro e ter uma conversa com os pacientes que fazem parte do programa antitabagismo. Em seguida, a equipe irá a povoados de Lagarto onde existe o plantio do fumo.

Entre os aspectos, o grupo irá explicar sobre a forma de uso dos produtos agrotóxicos, que podem contaminar, inclusive o solo.  “Vamos conversar com o agricultor sobre os riscos que o plantio do fumo traz à saúde e também com a Emdagro sobre o trabalho feito na diminuição do uso de agrotóxicos”, disse a coordenadora do programa antitabagismo da SES, Lívia Angélica.

De acordo com a coordenadora, o município de Lagarto é um dos principais produtores de fumo no Estado.   “Dessa forma, o produto pode transmitir doenças para esses próprios agricultores. É uma agricultura familiar, por isso, juntamente com técnicos da Emdagro, vamos falar sobre os riscos que eles correm”, apontou Lívia Angélica.

Redução de fumantes em Aracaju

De acordo com dados de 2011 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Aracaju registrou uma taxa de 9% de população como fumante. Uma queda de 1,6% com relação a 2010, quando a capital teve a prevalência de 10,6%.

As capitais onde mais se fumam são: Porto Alegre (23%), Curitiba (20%) e São Paulo (19%). No Nordeste estão as capitais com menor incidência de tabagismo entre seus moradores: Maceió (8%), João Pessoa, Aracaju e Salvador (todas com 9%).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.