SES receberá recursos do BID para financiamento de projetos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta segunda-feira, 25, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir projetos de investimentos que o Governo do Estado também fará através das Secretarias de Estado da Inclusão de Desenvolvimento Social (Seids) e do Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
Na área da Saúde, o projeto, que envolve cinco secretarias de estado, sendo três com atividades fins, vai combater doenças negligenciadas, como a esquistossomose e anemias crônicas provenientes de verminoses. Essas doenças são mais facilmente adquiridas em regiões mais pobres do estado, devido à falta de banheiros equipados com vasos sanitários nas residências e de esgoto sanitário.
Além da promoção e prevenção em saúde para o desenvolvimento social, o projeto contemplará a rede de atenção especializada e parcerias público-privadas para construção, gerenciamento e compra de equipamentos para novas unidades de saúde que o Governo do Estado construirá.
“Através da parceria com o BID vai ser possível disponibilizar recursos para a compra de equipamentos do Hospital Oncológico de Sergipe (Hose), que será um investimento na ordem de R$ 25 milhões. Também estamos discutindo com o banco a disponibilidade de recursos para a constituição de uma parceria público-privada voltada para o gerenciamento tanto do Hospital do Câncer quanto para o Centro de Reabilitação de pessoas com deficiência”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.
Parceria
O BID tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos países, e , em Sergipe a parceria vem junto com o programa Sergipe mais Justo, que tem por objetivo promover a justiça social e combater a miséria no estado. A visita dos técnicos é um desdobramento de um contato inicial feito em 2011.
A meta é a captação de recursos na ordem de R$ 125 milhões para aplicação em projetos de várias áreas do Governo do Estado nas regiões do semi-árido, leste e baixo São Francisco. “Esse é um empréstimo com condições excelentes e juros baixos, com cinco anos de carência e 20 anos para ser pago. A repercussão social do empréstimo transcende o limite da atual gestão e constrói o futuro”, disse Guimarães.
Cronograma
Após essa visita técnica do BID, o Governo do Estado, junto com as secretarias envolvidas nos projetos, vai defender, no prazo que varia entre 60 e 90 dias, o projeto governamental junto à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
A Cofiex é um órgão colegiado que faz parte do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e tem como função identificar, examinar e avaliar os pedidos de empréstimos ou doações financeiras externas para viabilização de projetos ou programas de entidades públicas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES receberá recursos do BID para financiamento de projetos – Fotos: Fabiana Costa/SES