[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de capacitar agentes de saúde prisional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promove na próxima quinta e sexta-feira, 20 e 21, o primeiro Seminário sobre o Sistema de Saúde Prisional. O encontro, que deve reunir cerca de 100 pessoas, será realizado no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat), localizado na avenida Presidente Tancredo Neves, s/n° 5.657, Jabotiana, em Aracaju.

A capacitação tem por finalidade, além de apresentar o Plano Operativo Estadual de Saúde no Sistema Prisional aos diversos representantes da sociedade e sua articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), discutir acerca dos papéis e responsabilidades da equipe sob a ótica do SUS, apresentar os sistemas de informação, pactuar e definir fluxos de assistência, referência e contra-referência entre os entes federados envolvidos.

Em 2003, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça aprovaram o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, destinado a prover a atenção integral à saúde da população prisional confinada em unidades masculinas ou femininas, bem como nas psiquiátricas. Em Sergipe, a iniciativa é inédita e está sendo colocada em prática por uma equipe formada por profissionais de saúde e justiça e cidadania, se configurando como uma ação que garante importantes princípios dos Direitos Humanos previstos para todos os cidadãos.

Em breve, os agentes de saúde prisional capacitados vão atuar nos presídios sergipanos na área da Atenção Básica, juntamente com as metas gerais e específicas com relação à saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/HIV/Aids, hepatite, saúde mental, tuberculose, hipertensão e diabetes, dermatologia sanitária, hanseníase, aquisição e controle de medicamentos, imunizações e cultura de paz e não-violência. 

Confira a programação

Dia 20/05 – Quinta-feira
8h – Abertura – Mesa diretora
9h – O que é Sistema Único de Saúde (SUS)?
Palestrante: Ana Débora Santana
9h30- Apresentação do Plano Nacional do Sistema de Saúde Nacional
Palestrante: Representante do Ministério da Saúde
10h15- Plano Operativo Estadual de Saúde no Sistema Prisional
Palestrante: Rosana Apolônio Reis 
10h45–  Debate
12h00- Almoço
13h – Mesa Redonda: Organização dos processos de trabalho sob a ótica do Sistema Único de Saúde (SUS): Fluxos, Papéis e Responsabilidades.
Participantes:
Thiago Santos – Sejuc –  Coordenador de Saúde Prisional
Rosana Apolônio – Atenção Básica
Sony Petris – Saúde Mental
Pádua Pombo – Vigilância Sanitária
Marco Aurélio – Vigilância Epidemiológica
Marineide Morais – Sistemas de Informação

Dia 21/05 – Sexta-feira
II Turma
Para profissionais que não poderão participar no primeiro dia.
8h- Plano Operativo Estadual de Saúde no Sistema Prisional
Palestrante: Rosana Apolônio Reis 
8h30– Mesa Redonda: Organização dos processos de trabalho sob a ótica do Sistema Único de Saúde (SUS): Fluxos, Papéis e Responsabilidades.
Participantes:
Thiago Santos – Sejuc –  Coordenador de Saúde Prisional
Rosana Apolônio – Atenção Básica
Sony Petris – Saúde Mental
Pádua Pombo – Vigilância Sanitária
Marco Aurélio – Vigilância Epidemiológica
Marineide Morais – Sistemas de Informação

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.