[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS), digitadores da área da saúde de todos os municípios sergipanos participam durante a quarta-feira, 23, de uma capacitação sobre como operar o Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento – o SispreNatal. O encontro visa esclarecer dúvida sobre o primeiro de quatro módulos, o pré-natal. A capacitação ocorre no auditório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em Aracaju.

“É uma capacitação de disseminação da informação. O público está tendo um pouco de dificuldade em termos de como acessar o sistema. O sistema não é pronto, ainda está trazendo apenas o módulo de cadastro da gestante, que é onde ela pode optar para receber o apoio e deslocamento. A partir do cadastro dessas gestantes, feito pelos municípios, elas terão o direito de receber um benefício do Ministério da Saúde com pagamento feito na Caixa Econômica”, disse a coordenadora nacional do SispreNatal, Elizabeth Freitas.

Sergipe já iniciou o cadastro das gestantes, porém os operadores do sistema estavam tendo dificuldade, já que não tinham passado por uma capacitação. “Sergipe tem uma produção, já deu um pontapé inicial, e com essa capacitação, o número vai crescer e a gestante terá mais um benefício por parte do Governo Federal. Após esse módulo de produção, teremos o de auto risco que já é de internação, e vamos estar implementando também o módulo da puépera. O Sistema vai da gestante até quando o bebê completar dois anos de idade”, esclareceu Elizabeth.

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidado da SES, André Baião, a vinda dos capacitadores do Data SUS a Sergipe se deveu pela dificuldade de fazer o cadastro pelos municípios.

“Ainda há muita dúvida e para esclarecê-las, trouxemos o pessoal do Data SUS. O sistema já está implantado, mas como está em transição, há uma fase de adaptação. Alguns municípios já cadastraram gestantes sozinhos sem a capacitação, mas a maioria ainda tem dificuldades”, disse ela.

Sistema Nacional

O SispreNatal – Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, tem por objetivo o desenvolvimento de Ações de Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde de Gestantes e Recém-Nascidos. Dessa forma é possível ampliar esforços no sentido de reduzir as taxas de morbi-mortalidade materna, perinatal e neonatal.

Assim, melhorando o acesso, da cobertura e qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério e da assistência neo-natal, subsidiando municípios, estados e o Ministério da Saúde com informações fundamentais para o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas, através do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.