[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, realizou na manhã desta quarta-feira, 24, ações de prevenção e ofertou o teste rápido para detecção do vírus HIV, durante o Comando Saúde nas Estradas, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 92 da BR-101.

Segundo o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, a oferta do teste rápido no programa da PRF, que visa promover a saúde dos motoristas profissionais, deve-se à alta vulnerabilidade dos caminhoneiros. “A maioria deles mantém relações sexuais com outras parceiras durante a viagem e se considera imune às DSTs/Aids. Outro fator é a dificuldade de acesso a preservativo nas estradas e unidades de saúde”.

Durante a ação nesta manhã, foram realizados em torno de 25 exames. “Nenhum teste deu positivo, mas, se isso acontecesse, seria feito um procedimento para atender o paciente. A gente faz o encaminhamento para o serviço ambulatorial especializado da região de origem dele. Os dados são anotados e acompanhamos daqui o atendimento, medicação e demais procedimentos”, explicou o gerente do Programa Estadual de DST/Aids.

Os caminhoneiros que passaram pelo teste rápido também tiveram acesso, através de painéis informativos e material didático, às explicações de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde sobre os sinais e sintomas das doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião, foram disponibilizados preservativos masculinos e femininos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.