[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, participou da VIII Reunião de Vigilância Sanitária de Alimentos, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Goiânia, nos últimos dias 22, 23 e 24.

O evento, que contou com a participação das Vigilâncias Sanitárias de todos os Estados e de diversos municípios brasileiros, representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA 2014 e representantes de laboratórios de saúde pública, teve como objetivo discutir temas relacionados à vigilância em alimentos.

Dentre os assuntos pautados, estavam a proposta de resolução sobre registro sanitário e a notificação de produtos isentos de registro sanitário na área de alimentos, o plano do Sistema Único de Saúde (SUS) frente aos desastres associados às inundações e atuação das Vigilâncias Sanitárias de Alimentos frente às enchentes, o comércio de alimentos em eventos e a regulação do comércio de alimentos nas cantinas escolares.

 Exemplo

Com o tema ‘Ações educativas relacionadas a alimentos’ a Divisa da SES apresentou as experiências de Sergipe que podem servir de exemplo para outras Vigilâncias Sanitárias. “A apresentação de Sergipe envolveu tanto as ações voltadas para a população quanto para o setor regulado. Mostramos os treinamentos e capacitações que fazemos e o trabalho com as escolas rurais”, disse Rosana Barreto, gerente de alimentos da Divisa.

A gerente de produtos especiais substitutos da Anvisa, Cláudia Darbelly Cavalieri de Moraes, avaliou que o trabalho apresentado pela SES é fundamental para a troca de experiências e conhecimentos. “A gente trabalha baseado em experiências. Essa troca de experiência estimula o trabalho das outras Vigilâncias Sanitárias. Eu posso desenvolver um bom trabalho, mas com a apresentação do trabalho de outras pessoas, posso melhorá-lo”, afirmou.  

A participação da SES no evento da Anvisa é um reconhecimento do trabalho realizado pelos técnicos da Vigilância. “Essa é uma prova de que a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde não trabalha apenas fiscalizando, interditando e apreendendo. Ela cumpre a função de promover a saúde da população e fazer a educação sanitária. A Divisa fortalece valores de conhecimento e informação como forma de ação. Trabalha com transparência, responsabilidade e cooperação”, declarou Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.