SES inicia projeto de ginástica laboral no Huse
Prevenir doenças ocupacionais por meio de exercícios físicos realizados periodicamente. É com este propósito que o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) implantou o projeto de ginástica laboral para os funcionários das unidades como UTI I e II, CTI, UTQ, CME, Financeiro, além das Áreas Vermelha e Amarela. As atividades são orientadas e supervisionadas por duas fisioterapeutas do hospital.
Os exercícios acontecem as segundas e quintas, nos períodos da manhã e tarde. Nas terças e quartas, as atividades laborais acontecem apenas no período da manhã e são praticadas durante uma breve pausa no horário de expediente e com duração de 15 minutos. A ação tem o objetivo de minimizar os impactos físicos e psicológicos causados pelo estresse diário, postura incorreta na estação de trabalho ou mesmo pelo sedentarismo.
De acordo com a fisioterapeuta, Suzane Paranhos, o objetivo no setor é o foco no funcionário. “Criamos exercícios objetivando trabalhar o corpo, alongando e saindo um pouco da rotina. São atividades que compensem a eles como dinâmicas, alongamentos, exercícios que trabalham a parceria, raciocínio, trabalho em dupla e em equipe. A direção se preocupa em manter esse projeto pela procura e pelo benefício aos funcionários”, explica.
As funcionárias da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) aprovaram o projeto da ginástica laboral e se dedicam às atividades. “Eu adoro participar desse projeto porque ajuda a relaxar e me dá mais disposição para trabalhar, além de melhorar a produtividade”, declarou a enfermeira, Christiane Santana.
Para a auxiliar de enfermagem, Márcia Cristina Menezes, a ginástica laboral melhorou as dores contra hérnia de disco. “Essas atividades melhoram em tudo. Eu tenho hérnia de disco e as dores diminuem muito com os exercícios. Vou fazer RPG e Pilates aqui pelo hospital, isso é um ótimo benefício e mostra a preocupação do hospital com os trabalhadores”, enfatiza.
Alongamento
As disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforço repetitivo são alguns dos problemas que podem ser evitados com a prática de atividades físicas orientadas. “Queremos prevenir esses males e contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador. Um simples alongamento pode significar melhorias na produtividade”, disse a fisioterapeuta Ana Grace.
No setor de faturamento do hospital a rotina é intensa durante todo o dia. Os profissionais não abrem mão da ginástica laboral realizada no local. “Aqui o trabalho requer muita atenção e para isso é ideal que estejamos com corpo e mente saudáveis. A ginástica ajuda bastante, dá mais disposição e quando não faço o corpo sente”, comentou a oficial administrativa, Maria de Lourdes de Jesus.
Segundo a agente administrativa, Mariza Ferreira, a ginástica laboral promove bem estar durante todo o dia. “Me sinto muito bem depois dos exercícios. Eu sinto dores na coluna e as atividades aliviam esse problema. O projeto também favorece as relações interpessoais e o trabalho em equipe” concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES inicia projeto de ginástica laboral no Huse – Fotos: Ascom/SES