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Um pouco de tempo e disponibilidade dos servidores para contribuir serão determinantes para o êxito de uma atividade a ser realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES): a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), que tem início nesta sexta-feira, 18, e segue até o próximo dia 25.

A pesquisa vai se basear na informação crítica vinda das bases que fazem a saúde do Estado, para compreender como estão as relações inter-pessoais, o clima de colaboração e a disponibilidade de compromisso de todos os colaboradores, independente do cargo que ocupado e do trabalho realizado.

A conclusão do estudo, que se configura como um importante diálogo entre colaboradores da SES (sede e unidades) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com a nova gestão, irá nortear o Planejamento Estratégico e os novos rumos da secretaria.

“O governador Marcelo Déda, ao me indicar para ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde, apontou alguns problemas da pasta percebidos por ele, dentre eles, as relações nos ambientes de trabalho. Para tanto, decidimos realizar essa pesquisa de clima organizacional logo no início da gestão, para questionar, por exemplo, como o servidor está se sentindo em relação à sua chefia imediata e se ele percebe e compreende de forma correta todas as orientações passadas a partir das diretrizes da secretaria. A realização dessa atividade será imprescindível para buscar melhorias”, disse Antônio Carlos Guimarães.

O secretário disse ainda que se os servidores se sentem bem, a consequência natural é que a prestação do serviço oferecido ao cidadão seja excelente. “Todo trabalhador que tem contato com um usuário representa, naquele instante, o Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, acredito que com o trabalhador satisfeito, bem orientado e capacitado, a população será bem atendida e a Saúde em Sergipe terá como marcas um trabalho de qualidade e humanizado”, afirmou.

Metodologia

O termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos de um ambiente de trabalho e que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos trabalhadores, sendo o indicador do nível de aceitação ou não em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Ele faz parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos participantes e que influencia comportamentos. O clima afeta diretamente a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.

Para compreender o clima da SES, o período escolhido foi o de 18 a 25 de fevereiro, com duração de uma semana inteira, de forma ininterrupta. Assim, o estudo irá abranger a todos, envolver os servidores, inclusive os das unidades hospitalares e que trabalham em regime de 24h, com plantões, e os que trabalham somente nos finais de semana.

Os questionários com as pesquisas serão distribuídos em todas as unidades da SES e fundações até o fim do dia de hoje, 17. Os setores, unidades e fundações terão a responsabilidade do repasse dos questionários. Ao responder as perguntas objetivas e descritivas, o servidor deve ser sincero, pois assim será possível avaliar como é sentida por ele a saúde em Sergipe. A pesquisa será sigilosa, ou seja, os questionários não serão identificados. Ao concluir suas respostas, os servidores devem depositar seus questionários nas urnas colocadas em seus ambientes de trabalho.

“Na sexta-feira, 25, a pesquisa será encerrada e recolheremos as informações para fazer a tabulação, que acontecerá no auditório do Palácio Serigy, sede da SES. A equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotic) da secretaria desenvolveu um software para facilitar o recolhimento dos dados, e iremos compor um grupo da secretaria para ajudar este processo alimentando o sistema de tabulação. A finalização do resultado da pesquisa está prevista para a primeira quinzena de março, assim como a emissão dos resultados. Encerrando este trabalho, iremos encaminhar os relatórios para o secretário que reunirão o conhecimento e a gestão do clima organizacional da SES, com informações sobre o ambiente, mensurando a percepção dos colaboradores, bem como a visão sobre nosso processo de gestão”, explicou o assessor Edwards de Oliveira, responsável pela pesquisa.

Consequências

Por fim, a pesquisa servirá como base para o Planejamento Estratégico da SES, que compreenderá as ações para melhorias na Saúde oferecida pelo Governo do Estado aos usuários do SUS. “A realização dessa atividade é o pontapé inicial para termos o referencial da evolução da secretaria nesses próximos anos. Essa pesquisa de clima irá nos possibilitar uma avaliação de como nos conduzir o trabalho daqui por diante”, afirma Jorge Viana, secretário adjunto de Estado da Saúde.

Jorge Viana explicou ainda que, com os resultados, será possível trabalhar a implantação de uma eficiente comunicação interna, entender e atender os anseios dos funcionários, a exemplo da necessidade de capacitações, condições para a realização das atividades no ambiente de trabalho, e promover ações para a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da SES. “Daqui a um ano, quando realizarmos novamente a pesquisa, se constatarmos melhorias e satisfação dos servidores, tudo terá valido a pena”, conclui o adjunto.

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