[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como forma de reduzir as doenças transmitidas pela água na população que não tem acesso à água vinda de Estações de Tratamento de Água (ETA), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com os 75 municípios e o Ministério da Saúde, distribui hipoclorito de sódio para que as águas de poços artesianos, cisternas, açudes, bicas, entre outros, sejam tratadas. 
 
Segundo a responsável técnica pelo programa Estadual de Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar, Acácia Perolina Resende Setton, entre as principais doenças transmitidas a partir da utilização de água de fontes alternativas estão: cólera, febre tifóide, diarréias, dentre outras. “Cada família de quatro pessoas recebe dois frascos de Hipoclorito de Sódio a 2,5% por mês. A distribuição do produto é feita através do trabalho conjunto entre a Atenção Básica, Programa Vigiágua  e a Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais da Saúde. Os profissionais de saúde orientam a população como usar o produto e sobre os riscos do uso incorreto”, explica a técnica.

A diretoria de Vigilância Epidemiológica faz um cálculo anual da quantidade de Hipoclorito de Sódio que será utilizada no Estado para que o Ministério da Saúde envie os frascos trimestralmente.“Esse ano fizemos um cálculo de 2.526.600 frascos do produto. Esses frascos vão para o almoxarifado central da Secretaria Estadual da Saúde e os municípios são avisados para retirar a sua quantidade. Esse estoque não é estratégico para situações de emergência, caso algum município necessite de uma quantidade maior nós avaliaremos a situação”, explicou Acácia Perolina Resende Setton.

Uso correto

Ainda de acordo com a responsável técnica pelo programa Estadual de Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar é importante que o produto seja utilizado somente para tratamento da água e não como alvejante ou desinfetante. “A cada mil litros de água, deve ser usado o equivalente a dois copinhos descartáveis de café de Hipoclorito de Sódio e deixar por 30 minutos descansando”, receitou.

Acesso ao Hipoclorito

Para que as famílias recebam o produto, as equipes da Estratégia de Saúde da Família fazem o mapeamento de quantas dependem das fontes alternativas de água nos municípios. “As famílias que, por algum motivo, ainda não recebem o produto ou deixaram de receber devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município. Elas também podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800 – 286 – 3000 ou pelo e-mail ouvidoria@saude.se.gov.br”, orienta Acácia Perolina Resende Setton.

Prevenção e Promoção

“Esse é um pequeno e silencioso trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde que traz grandes resultados de prevenção e promoção em saúde. É um trabalho conjunto de várias áreas do SUS para proteger a saúde da população”, concluiu Silvio Santos, secretário estadual de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.