SES apresenta resultados no combate à dengue em evento do Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Endemias e da Diretoria de Comunicação Social, participou do encontro Macrorregional Nordeste para avaliar o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) desenvolvido pelos estados. O evento ocorreu em Fortaleza, Ceará, e foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS), no último dia 6 de março.
O objetivo do encontro, que reuniu representantes das secretarias de estado da saúde do Nordeste, foi avaliar as ações dos estados no combate e controle da dengue, além da troca de experiências entres os entes federados nas ações, tanto das áreas de vigilâncias epidemiológicas, quanto das assessorias de comunicação.
Vigilância Epidemiológica
Cada representante das Vigilâncias Epidemiológicas teve 20 minutos para mostrar dados e falar do trabalho desenvolvido pela área. “Para nós, é bom ouvir as experiências bem sucedidas dos outros estados. Apesar do trabalho de controle do mosquito Aedes Aegypti ser basicamente o mesmo, a gente reforça nossos conhecimentos e compreendemos que estamos no caminho certo”, disse Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.
De acordo com a gestora, o Plano Estadual de Combate à Dengue de Sergipe é bem avaliado pelo Ministério da Saúde. “O plano sergipano é visto pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, como um dos melhores de contingenciamento do País, conforme avaliação feita pelos órgãos no ano passado”, afirmou Sidney Sá.
Durante o encontro, também foi discutido o novo recurso que alguns municípios nordestinos estão recebendo para desenvolver suas ações na área. Em Sergipe, serão 13 municípios que receberão o incentivo e que também foram convidados diretamente pelo MS para participar do evento, porém apenas dois compareceram: Lagarto e São Cristóvão. “Para receber o incentivo financeiro do Ministério da Saúde para combate à dengue, o Ministério faz várias exigências e os municípios assumiram o compromisso. Essa foi uma das avaliações que o órgão federal fez”, explicou a gestora do Núcleo de Endemias da SES.
Apesar da boa avaliação do plano estadual de combate à dengue e das muitas ações desenvolvidas pelo núcleo, para a gestora ainda é necessário conscientização da população e dos próprios gestores. “A gente precisa mostrar mais ainda o papel da população nessa guerra e é isso que falta pra gente. Os gestores têm de ter consigo a importância do trabalho do agente de endemias no dia-a-dia, a visita de qualidade, a supervisão direta daquele trabalho, monitoramento dos indicadores e aí não haverá epidemia e sim números de casos aceitáveis”, afirmou Sidney.
Comunicação
A Diretoria de Comunicação Social da SES, representada pela jornalista Cristina Sampaio, teve a oportunidade de conhecer o trabalho de comunicação de outras secretarias. De acordo com Cristina Sampaio, a oficina de comunicação, promovida pelo Ministério dentro da programação da reunião da Macrorregional Nordeste, proporcionou a oportunidade de trocar experiências com as demais assessorias de comunicação dos outros estados como o Ceará, que foi o anfitrião e apresentou o plano de comunicação no combate à dengue desenvolvido naquele estado. “Essa troca de experiências é muito rica nesse trabalho. Você aprende com ideias simples que os outros estados têm e você também ensina. Isso permite fazer um planejamento mais completo para 2012 e 2013 dentro da área de comunicação”, afirmou a diretora.
As ações que mais chamaram a atenção da gestora de comunicação da SES partiram do estado anfitrião do evento e da Bahia. Dentre as iniciativas cearenses estão a peça Romeu e Julieta na época da dengue, desenvolvido por escolares para os próprios escolares em todos os municípios do Estado. Uma outra ação interessante foi à entrada de jogadores de futebol em campo, nos dias de jogo, carregando faixas e vestindo camisetas da campanha contra à dengue. “São algumas iniciativas de custo baixo e bem eficientes, possíveis de serem implantadas”, disse Cristina Sampaio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]