SES apresenta I Consenso Interfederativo de Saúde aos secretários municipais
A secretária adjunta de Estado da Saúde, Kathleen Cruz, apresentou aos secretários municipais de Saúde, durante a reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), a I Oficina do Consenso Interfederativo de Saúde 2011, que está sendo preparada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da SES.
Segundo Kathleen, a oficina é um instrumento do Contrato de Ação Pública (CAP), assinado pelos gestores dos 75 municípios em 1º de fevereiro deste ano, e que define qual é a responsabilidade de cada ente federado, descentralizando a assistência e propondo metas para alcance de indicadores de saúde.
“Esta oficina será o plano de ação conjunta do gestor estadual, que é a SES, com os gestores municipais para o próximo ano. É o início do processo interfederativo de pactuação do Consenso 2011, afinal, o CAP é um compromisso de Estado e não de governo, e já está implantado independente do que acontecerá na próxima gestão”, informou.
Ela acrescentou que a oficina servirá para definir como será operacionalizada a política de saúde em 2011. “Será uma agenda objetiva sobre qual a capacidade instalada, que rede nós temos e o que vamos fazer para solucionar os problemas”, explicou a secretária adjunta.
Consenso
O evento acontecerá durante três dias, sendo os dois primeiros dedicados ao debate de temas específicos e o último para conclusão do plano de ação que será implantado. No primeiro dia, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, apresenta o projeto global do Sistema Único de Saúde (SUS), a diretora de Gestão de Sistemas da SES, Tina Luiza Cabral, provoca junto aos participantes uma avaliação do CAP, e ainda representantes da SES, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Jordi Riba, do Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC), expõem as linhas estratégicas da Rede Interfederativa de Saúde (RIS).
No segundo dia, a pauta será a rede integrada de saúde. A secretária adjunta, Kathleen Cruz, apresenta e debate a proposta da política de saúde para o SUS de Sergipe. Em seguida, serão formados grupos de trabalho por região para discutir quais serão os caminhos para desenvolver a política.
Por fim, o terceiro dia servirá para concluir o plano de ação que será implantado. A secretária Mônica fará uma conferência sobre governança e governabilidade territorial, depois haverá a plenária final com a apresentação dos grupos de trabalho e um avaliação da oficina.
O local do evento ainda não foi definido porque está sob processo de licitação.
Qualificação
Na ocasião da reunião do CIE, a técnica da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Amanda Cruz, aproveitou para apresentar o processo de seleção para vagas de alunos para a segunda turma do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, uma parceria do Ministério da Saúde e da SES, por meio Funesa. “Na primeira edição abrimos 194 vagas e 119 concluíram o curso, agora abriremos mais 194 vagas e as inscrições seguem até 30 de novembro na Funesa”, explicou Amanda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES apresenta I Consenso Interfederativo de Saúde aos secretários municipais – A secretária adjunta de Estado da Saúde
- Kathleen Cruz