Servidores são capacitados para dar mais agilidade na folha de pagamento do Estado
Pela primeira vez, os servidores públicos do Estado estão sendo capacitados em Business Intelligence (BI). Conhecido também como Inteligência Empresarial, o BI é um banco de dados cujo objetivo é trazer mais agilidade nas informações do Estado. O curso, que está sendo ministrado na Escola de Governo, é direcionado para servidores que trabalham na área de informática e folha de pagamento.
Segundo o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, esse curso vem para capacitar ainda mais o servidor. “Essa é mais uma ação do governo Marcelo Déda dentro da política de valorização do servidor público do Estado”, disse.
Para o assessor de informática da Sead, Zarath Rocha, “o Business Intelligence é uma importante ferramenta para tomada de decisão”. Segundo ele, a partir desse recurso qualquer informação referente à folha de pagamento pode ser obtida em pouco tempo, com maior certeza e com mais precisão. “É uma mudança de pensamento de como abordar os dados da folha”, disse.
De acordo com o diretor da Escola de Governo, Gustavo de Andrade, o BI é resultado de um projeto da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH/Sead), em parceria com a empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). “Surgiu no intuito de dar mais agilidade e precisão nos dados da folha de pagamento do Estado”, informou.
Para o administrador de banco de dados da Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Kleber Barbosa, o curso é de grande importância porque renova o conhecimento do servidor acerca de novas tecnologias. “Isso ajuda bastante o nosso trabalho. O BI é um banco de dados e vem para nos dar agilidade no envio das informações. A Secretaria de Administração está implementando esse serviço e cabe a gente se inteirar com essa evolução”, pontuou.
Outros cursos
A Escola de Governo deu início, nesta semana, a três outros cursos: “Gestão de projetos”; “Gestão para resultados” e “Cerimonial, protocolo e eventos”. Além desses, também estão sendo ofertados os cursos de Informática com quatro turmas, totalizando aproximadamente 180 alunos.
“Os cursos estão apenas começando a acontecer”, explicou o diretor da Escola de Governo, Gustavo de Andrade. A programação para 2010 está baseada no levantamento que foi feito a partir das necessidades dos órgãos e entidades do Estado.
A meta da escola é de realizar durante todo o ano de 2010 cerca de 40 cursos distribuídos em cinco áreas: ‘Planejamento e gestão’; ‘Administração financeira e orçamentária’; ‘Comunicação e motivação’; ‘Compras governamentais’ e ‘Informática’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores são capacitados para dar mais agilidade na folha de pagamento do Estado – Alunos do Curso de BI / Fotos: Noel Lino/Sead