Servidores participam de palestra ‘Tempo de Desafios e Soluções Criativas’
Diretores, técnicos e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (SEED) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 27, no Colégio Gonçalo Rollemberg, e participaram da palestra "Tempo de Desafios e Soluções Criativas", ministrada pela consultora Organizacional e Terapeuta Corporal, Annacy Amorim. A iniciativa faz parte das ações propostas pelo Programa QualiVida que será lançado pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), no próximo dia 2 de julho, na sede da secretaria. O Projeto QualiVida está inserido na política de qualificação da educação e do servidor público da SEED.
"Essa palestra foi idealizada com o objetivo de sensibilizar os gestores na incorporação do Projeto QualiVida no dia-a-dia da instituição", afirmou o diretor do DRH, professor Jorge Costa Cruz Júnior. O diretor acrescentou que, no momento, a expectativa da Secretaria de Educação é de que os servidores abracem a idéia do projeto. "Queremos resgatar a auto-estima do servidor, ofertando condições melhores de trabalhos que por certo irão refletir na qualidade dos serviços e da melhoria da educação na rede pública estadual", completou Jorge Costa.
A secretária adjunta da SEED, professora Hortência Pereira de Araújo, representou o secretário José Fernandes de Lima e falou da satisfação em participar da iniciativa que busca proporcionar condições saudáveis de trabalho aos servidores da secretaria. "Esse olhar integrado e sistêmico será o segredo do Plano de Educação que a SEED está implantado para alcançar, dentre os diversos objetivos, o sucesso do aluno".
Para a palestrante Annacy Amorim, a iniciativa do DRH mostra a visão de vanguarda da SEED na busca de bons resultados. Ela disse que a proposta do QualiVida está de acordo com o novo modelo de educação necessário no mundo atual, objetivando a preparação do educador para a visão transdisciplinar na educação. A palestra de Annacy esteve focada na sensibilização das pessoas, através das metodologias adequadas, para que elas entrem em contato com a dimensão criativa.
De acordo com Annacy, hoje o maior desafio para as organizações é a transformação do servidor. "É a partir dessa transformação que ele usa melhor a tecnologia e pode cumprir a missão do órgão ao qual pertence", disse a palestrante ao reconhecer que "o desafio é maior para a Secretaria, já que é a educação o agente transformador da sociedade".
Opiniões
O Diretor do Departamento de Apoio Financeiro (DAF), Antônio Carlos Blinoffi, que participou da palestra, disse que a expectativa em torno da implantação do Projeto QualiVida é muito grande. O diretor afirmou que o DAF estará se somando ao DRH, oferecendo apoio logístico para o desenvolvimento das ações que serão desenvolvidas.
Servidora pública há 23 anos, Josefa Fraga Souza Prata, que há quatro anos presta serviço no Setor Pessoal da SEED, disse estar empolgada com a iniciativa. "Esse projeto pode acabar com o sedentarismo. Muitos de nós passamos o dia sentados numa cadeira, desenvolvendo nossas atividades". Josefa disse que também vê, com a execução do QualiVida, o início de uma melhor integração entre os colegas.
A Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Diretoria Regional de Educação 7 (Gararu), professora Maria dos Prazeres Barboza, informou que está ansiosa para ver a execução do projeto. "Acredito que o QualiVida vai estimular o funcionário a desenvolver suas atividades com mais entusiasmo. Assim ele também resgata sua auto-estima" , completou a professora.
Lançamento do Projeto QualiVida
Com uma vasta programação, o lançamento do Projeto QualiVida, que acontece segunda-feira, 2, na sede da SEED, vai reunir o Movimento Free Hugs (Abraço Grátis) "Abrace essa idéia – Projeto QualiVida", aula de atividade laboral, exposição de fotografias do repórter fotográfico Jorge Henrique e estande do SESI – Cozinha Brasil e apresentação cultural da escola Estadual Costa e Silva, entre outras atividades. As ações são voltadas para a qualidade de vida dos servidores da rede estadual de ensino.
"O projeto será implantado em articulação com os setores da Secretaria em parceria com outras organizações, a exemplo do Ipesaúde", explica o diretor do DRH, Jorge Costa Cruz Júnior.
Pautado em três eixos, prevenção, valorização e interação, o QualiVida otimiza ambientes favoráveis e a harmonia entre o corpo e mente, através de atividades física e mental, saúde preventiva, integração dos servidores, preparação para aposentadoria e acolhimento de novos funcionários.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores participam de palestra ‘Tempo de Desafios e Soluções Criativas’ – Foto: Juarez Silveira/Educação