[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Histórias de vida semelhantes e o desejo comum em buscar soluções para os problemas causados pelo alcoolismo têm unido os cerca de 20 servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que participam do Grupo Força e Vontade. Sob a coordenação dos setores de Assistência Social e de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa municipal, eles se reúnem todas as sextas-feiras pela manhã para relatar experiências pessoais e desenvolver atividades artísticas.

Na manhã de hoje, dia 21, o encontro do Grupo Força e Vontade contou com a participação de dois membros de Alcoólicos Anônimos (AA). O movimento é referência mundial na recuperação de alcoólicos e funciona como aliado da Emsurb na luta em defesa dos que desejam parar de beber. “É muito importante a troca que fazemos aqui. Enquanto transmito minhas experiências estou ajudando e também me prevenindo de uma recaída”, diz A.F., 58, que comemora 21 anos de sobriedade.

Ao término da reunião, com as mãos unidas os participantes emitiram a prece da serenidade e clamaram por coragem e sabedoria. “Para quem quer parar de beber, esse grupo é 100%. Quero continuar vindo pras reuniões até quando Deus quiser”, diz, entusiasmado, José Augusto Marques, 52, fiscal de podação de árvores da Emsurb.

Além dos momentos de palestra e troca de experiências, os integrantes do Grupo Força e Vontade participam da Oficina de Papel da Emsurb. “As reuniões são muito importantes e na oficina a gente aprende uma arte e eu me distraio muito”, afirma Nelson Conceição, 42, gari, enquanto atua na produção de uma cesta de papel.

Recomeço

Em atuação há um ano e quatro meses, o grupo de apoio a dependentes de álcool criado pela Emsurb tem resgatado a auto-estima de quem se sentia envergonhado pelos efeitos causados pela doença. “Estou no grupo há quatro meses e desde então não bebi mais. Me sinto bem de saúde, trabalho tranqüilo, minha esposa está confiando demais em mim e ando na rua de cabeça erguida”, conta José Augusto.

Aos 52 anos, ele afirma que começou a beber aos 18 e revela, com lágrimas nos olhos, a luta travada para não ingerir bebida alcoólica. “Já perdi muita coisa por causa do álcool. Por dez anos deixei de beber, mas acabei voltando. Tem horas que ainda dá vontade, mas a gente tem que ficar forte, pede a Deus e consegue evitar”, diz.

Para os participantes do Grupo Força e Vontade, os encontros semanais têm representado a chance de recomeçar e de escrever um novo capítulo em suas histórias de vida. “Eu era muito agressivo, batia em minha esposa e por causa da bebida faltava ao trabalho. Participo do grupo há quase um ano e desde então não bebo. Estou muito feliz, coisas erradas que fazia não faço mais e até dou conselho aos colegas que bebem”, revela Nelson da Conceição. Na batalha diária por manter-se sóbrio, o servidor ensaia uma receita para quem deseja vencer a guerra contra o alcoolismo. “Aprendi que posso me distrair sem o álcool, é só ter força de vontade. Quem tem consegue”, finaliza.

O servidor José Marcelo França, 47, conta as vitórias alcançadas a partir da participação no grupo de apoio. “Quando bebe a pessoa não rende no serviço, agora estou conseguindo trabalhar normalmente. Hoje me sinto bem, me alimento e durmo normalmente. Esse grupo é uma terapia, ajuda a gente e incentiva a continuar”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.