Servidores esclarecem dúvidas sobre fusão entre os Samu Aracaju e Sergipe
Para esclarecer as questões da fusão entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aracaju e Samu Sergipe, uma reunião foi realizada no início da noite desta quarta-feira, 14, entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) e os trabalhadores do município. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e técnicos da SMS, responderam aos questionamentos dos servidores que tinham dúvidas em relação às conquistas já incorporadas à rotina de trabalho para quem presta socorro na capital.
Uma das principais conquistas, que será mantida, é a redução de 12 para 11 plantões por mês. O convênio da fusão deverá ser assinado no próximo dia 28 de março, durante o Congresso de Secretarias Municipais do Nordeste, na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entendimento
O secretário Antônio Carlos Guimarães destacou que a reunião foi muito importante, já que os trabalhadores estavam um pouco receosos. “Toda pessoa quando se vê numa situação como essa, que pode parecer um risco para sua profissão e para o seu trabalho, se sente inseguro. Por conta de uma falha na publicação da minuta da fusão, acabou acontecendo essa situação de preocupação dos trabalhadores. Mas eles também foram muito tranquilos e maduros no sentido de compreender o que houve. Nós pudemos entregar a portaria completa e eles compreenderam, e no final foi uma reunião de confraternização”, disse.
Para a diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da SMS, Ana Márcia Menezes, toda a situação foi resolvida com o esclarecimento de dúvidas. “Todos os questionamentos que os trabalhadores tinham, foram feitos, inclusive com a presença do secretário de Estado e a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Município. Publicizamos os documentos que precisavam e estendemos o prazo até o dia 13 de abril para os servidores do município aderirem ao Samu Estadual”, finalizou.
Melhorias
Ao final da reunião, o secretário Antônio Carlos falou das melhorias que devem acontecer neste ano no Samu. “A fusão já começa a funcionar no mês de abril. O primeiro passo será o firmamento de convênio, na presença do ministro, no dia 28 de março, durante o Congresso de Secretarias Municipais do Nordeste, aqui em Aracaju. É importante isso, porque é um aval que o Ministério da Saúde estará dando, até mesmo para os próximos passos do Samu. Esperamos conseguir ainda neste ano, a renovação de 100% da nossa frota, é um compromisso que o Ministério da Saúde tem conosco. A segunda questão, diz respeito à fusão da Central de Regulação que é o coração do Samu; e a terceira, é que, conforme as bases forem entregues, as pessoas sejam remanejadas. Assim, nos próximos quarenta dias, devemos ter as quatro bases de Aracaju funcionando e a população sentido uma grande diferença na qualidade do serviço”, declarou.
Satisfação
O funcionário do Samu Aracaju, Dienis Celestino, falou do sentimento geral de tranquilidade após a reunião. “Como disse durante a reunião, passamos alguns dias de aflição, pois tínhamos algumas dúvidas, até de prazo e com relação às conquistas que tivemos nesses anos de Samu Aracaju. Mas hoje, com essa reunião e a presença do secretário Antônio Carlos, onde ele mostrou a minuta com o decreto publicado que nos garante todas as conquistas que tivemos no Samu Aracaju e que o prazo de adesão vai ser até o dia 13, por parte dos trabalhadores está tudo acordado, segundo a gestão e o Ministério da Saúde, que orientam que o serviço seja regionalizado. Então, vamos torcer pelo fortalecimento do nosso trabalho e quem ganha é a população”, garantiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores esclarecem dúvidas sobre fusão entre os Samu Aracaju e Sergipe –