[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Contribuir para a melhoria contínua do atendimento nos serviços de saúde é o principal objetivo do programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), que está sendo desenvolvido no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) com a participação de gerentes e coordenadores do local.
 
Mediante metodologia específica, consultores do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag) estão fornecendo nesta terça-feira, 15, subsídios para que cerca de 60 funcionários reunidos no auditório do Huse possam fazer um levantamento dos principais problemas do hospital e buscar soluções em grupo. No decorrer dos trabalhos, os gerentes e coordenadores devem repassar os conhecimentos aos demais membros dos seus setores.

Uma das participantes do encontro é a gerente da Lavanderia do hospital, Maria José Santos. Há 24 anos na casa, sendo quatro na gerência, ela conta que já participou de outras ações ligadas a melhorias na área de saúde. “Fiz um curso de gestão hospitalar e, com o CQH, a minha expectativa é de que sempre seja melhorado o atendimento à população, além de qualificar os funcionários, o que é muito importante”, destaca. A programação desta terça-feira prossegue pela tarde.

A próxima visita, que deve avaliar o roteiro, será no dia 11 de abril. Por dois anos, o CQH seguirá um cronograma que prevê reuniões de trabalho periódicas, com a participação de um comitê formado por lideranças do Huse. De acordo com o superintendente do Hospital, Francisco Claro, outras ações de implantação de qualidade no atendimento já vem sendo trabalhadas no hospital.

“A adesão dos funcionários tem sido boa. Com o CQH, esperamos alcançar melhores indicadores, aumentar nossa produtividade, reduzir custos e, o principal, trazer melhorias para o atendimento”, aponta Francisco.

Cealag
 
O Cealag é uma associação sem fins lucrativos, tecnicamente vinculada ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Para Giovanni di Sarno, consultor do Centro e especialista na área de saúde pública, a finalidade da implantação do CQH no Huse é estimular a participação e a autoavaliação, incentivando a mudança de atitudes e de comportamentos.

“Estamos trabalhando as lideranças do hospital para dar a oportunidade de promover um auxílio na gestão. Nossa principal finalidade é fazer um melhoramento contínuo na qualidade do atendimento, o que beneficia consequentemente a população. Hoje, vamos passar um roteiro a ser respondido, que resultará em uma ‘fotografia’ do momento e, a partir daí, vamos construir juntos uma solução para o que for problemático”, declara.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.