Servidores da Seed participam da campanha de doação de sangue no Hemose
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Fundação Parreiras Horta/Instituto de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), iniciou a campanha Educação pela vida, na manhã desta quarta-feira, 21. O projeto tem como objetivo estimular servidores da Seed e comunidade escolar a doarem sangue. Um ônibus foi disponibilizado para levar os voluntários ao Hemose. A campanha prossegue nesta quinta-feira, 22.
O médico Roberto Gurgel, diretor do Parreiras Horta, explicou aos voluntários todo o procedimento para a doação de sangue. Ele achou muito importante a parceria com a Seed. “Houve um aumento na demanda, por isso, firmar parcerias como esta é fundamental para que não falte sangue para quem mais precisa. Doar sangue eleva a autoestima da pessoa, que sabe que está ajudando o próximo e também contribui para a renovação celular e o aumento no sistema imunológico”, explicou o médico.
Por essa razão, quando soube da campanha, a servidora Nivalda Simões logo se candidatou à doadora. “É um ato de solidariedade que deve ser seguido por todos. Essa campanha é essencial para conscientizar e estimular a doação de sangue”, declarou .
Ato de amor
A mesma opinião tem o servidor Mário Jorge Silva. “É um gesto humanitário que ajuda a salvar uma vida. Fiquei estimulado com essa campanha e pretendo ser um doador permanente”, disse o servidor.
Estudantes do Pré-universitário da Seed também aderiram à campanha, a exemplo da aluna Maria Aparecida Souza. “Quando fui informada da campanha, resolvi doar sangue. Além de ser um gesto de amor, ninguém está livre de necessitar de sangue um dia. Hoje sou doadora, amanhã posso ser receptora”, disse a aluna.
Antônio Magno Souza, também aluno do Pré-Universitário, seguiu o exemplo da colega. “Você sabe que com esse gesto pode estar dando a esperança a uma pessoa de continuar vivendo”, revelou .
Por esse motivo, o servidor Joelito Vital de Jesus se tornou um doador. “Já sou doador voluntário há muito tempo. Essa campanha serve para divulgar a importância desse gesto. Tenho um tipo sanguíneo raro, A negativo, por isso, acho que como cidadão tenho o dever de fazer a doação”, revelou .
Critérios para doar sangue
O doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização prévia do responsável, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado. Deve-se evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. No ato da doação, deve ser apresentado documento original com foto emitido por órgão oficial.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores da Seed participam da campanha de doação de sangue no Hemose – Fotos: Ascom/Seed