[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira, 19, técnicos de órgãos e entidades da Administração Pública estadual, a exemplo da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) deram início ao curso ‘A nova contabilidade pública brasileira: Convergência aos padrões internacionais’. Promovido pelo Governo de Sergipe, através da Escola de Governo, o curso segue até a próxima sexta-feira, 23.

Com duração de 40h, em dois turnos, o curso abordará relevantes temas com destaque às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). O comando das aulas está a cargo do Msc. André Ricardo Batista, instrutor da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (TCE/PE), nas disciplinas Orçamento e Finanças Públicas, Controle Interno, Nova Contabilidade e Auditoria.

Abertura dos trabalhos

Na oportunidade, o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, fez a abertura dos trabalhos e enfatizou a importância de oferecer mecanismos que promovam o conhecimento e atualização dos contadores e auditores que atuam no Governo de Sergipe.

“Esta será uma semana em que mais de 30 contadores e auditores estarão apreendendo a NBCASP, como paradigma de contabilização dos atos e fatos de gestão, focados na transparência e na efetividade da gestão. O novo sempre vem e já bateu as portas do Governo de Sergipe, que está antenado às normas internacionais aplicadas à Administração Pública”, explica o secretário.

Segundo o diretor-geral da Escola de Administração Pública do Estado, André Luis Barroso, o Brasil tem aumentado suas relações internacionais e isso tem levado a equalizar o normativo contábil interno ao que se encontra no ambiente internacional. “Esta ação da Escola de Govenro, em parceria com a Controladoria e demais secretarias, não é uma ação isolada, pois faz parte de nossa missão, em promover parceiras com os órgãos da Administração Pública e criar, ainda mais, a unidade governamental”, afirma.

NBCASP

As inovações apresentadas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) subsidiam o cumprimento das determinações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de forma a fortalecer a eficácia e efetividade das políticas públicas, no sentido de promover o planejamento, a transparência e responsabilidade da gestão fiscal.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.