[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Visando à inclusão social e a efetivação do processo de cidadania, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju, (Setransp), disponibiliza aos cadeirantes de Aracaju o Serviço Especial Atende, disponibilizando transporte seguro e gratuito para este segmento populacional.

O serviço funciona a partir de agendamentos prévio, feitos diariamente por telefone de acordo com as necessidades do beneficiário do sistema. Para ter acesso ao serviço, basta apenas que o usuário ou um responsável entre em contato com a Semasc pelo telefone (79) 3218-7860 e faça a reserva do transporte especial, com antecedência mínima de 48 horas, informando data e horário da viagem, o endereço de origem e destino e tipo de necessidade de condições especiais do paciente atendido. O Serviço Atende é dirigido a cadeirantes que precisam ir a consultas médicas, seções de terapias ou a centros educacionais e, de acordo com as reações da comunidade assistida, o serviços estão sendo prestados de forma satisfatória na capital sergipana.

Após sofrer um derrame em julho deste ano, o senhor José Américo Gomes encontrou no Serviço Especial da Semasc e da Setransp o auxílio que necessitava para poder comparecer às seções de fisioterapia. “Este serviço é maravilhoso. É confortável e muito seguro”, comenta o senhor, com um largo sorriso. Ele utiliza o transporte três vezes por semana para ir e voltar da fisioterapia. “Eu soube deste serviço por um outro usuário e acho este serviço muito bom, principalmente porque também tem espaço para o acompanhante e isso é importante porque nem sempre eles podem ir sozinhos, como é o caso de meu esposo, que necessita de auxílio”, revela Marinalva Gomes esposa de José Américo, que o acompanha às seções de fisioterapia. “Eu só desejo é que eles continuem com este serviço e ampliem a frota para atender a cada vez mais pessoas”, comenta.

Funcionando há quatro meses, o Serviço Especial já realizou mais de 627 atendimentos, garantindo transportes a cadeirantes com segurança, conforto e pontualidade. O Serviço funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e conta com duas vans adaptadas com elevadores hidráulicos, ar-condicionado, além de dispor de espaço para acomodar três cadeirantes com seus respectivos acompanhantes. Com uma média de 16 atendimentos diários, as vans contam ainda com motoristas capacitados, por meio de um treinamento especializado com psíquico-pedagogo, para melhor atender aos usuários.

Para o aposentado Cícero Henrique Bispo, que luta contra um câncer, o serviço significa um alívio e a garantia de que terá como chegar às consultas. “Eu acho muito bom este serviço. É a quarta vez que eu uso”, afirma o aposentado, garantindo que se sente muito seguro e confortável no transporte. De acordo com Patrícia Bispo, filha de Cícero, o Atende é o melhor meio de transporte para seu pai para as seções de radioterapia. “Antes do Atende ficávamos dependendo de favor ou tínhamos que recorrer ao Samu (Serviço de Atendimento de Urgência) ou então tentávamos um táxi, que, além de ser caro, dificulta muito, pois tenho que fazer força para pegá-lo e ele reclama que sente muitas dores quando é removido da cadeira. Com esta van, é mais tranqüilo porque ele nem precisa sair da cadeira”, explica Patrícia.

Janete Gonçalves Lima Dórea, mãe de Mark Knopfler Lima Dórea, de 16 anos, conhece bem as dificuldades enfrentadas por cadeirantes. Seu filho foi diagnosticado com uma síndrome rara conhecida como Síndrome de Noonan, que acarretou no comprometimento da fala e da locomoção. “Quando meu filho era pequeno eu o carregava no colo dentro do ônibus, mas quando ele cresceu ficou difícil para nós que não temos carro. Também já passei por muitas dificuldades e transtornos com os taxistas que nem sempre querem trazer a cadeira de meu filho”, revela Janete. “Muitos deles têm o gás na mala e não gostam de levar a cadeira dentro do carro. Por isso, o meu carro é o Atende. É assim que meu filho freqüenta as terapias que precisa fazer”, observa.

Janete revela ainda que o Atende mudou sua vida e a de seu filho. “Há mais ou menos três meses que meu filho usa este serviço e, para nós, tem auxiliado muito porque agora, além de conseguirmos chegar aos locais, chegamos em menos tempo. Não perdemos o dia tentando nos locomover”, revela. “Acho que tem sido bastante satisfatório, pois é muito pontual. Os motoristas são bastante educados e prestativos. Meu filho não precisa sair da cadeira e ainda chega em casa bastante descansado”, completa Janete.

Para a família de Maria Marta de Jesus, de 72 anos, que se recupera de um acidente Cardiovascular (AVC), o Serviço do Atende é fundamental para transportá-la até a fisioterapia. “Antes deste serviço tentávamos transportá-la com o auxílio do Samu, que nem sempre podia nos atender, e também tentávamos ir de táxi, que era difícil colocar a cadeira”, revela Maria Jolsilda de Jesus, filha de Maria Marta, que muito tímida não quis conceder entrevista. “Este serviço para nós é cem por cento. Nossa vida melhorou muito. Os motoristas atendem bem e são ótimos”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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