[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em dois meses de funcionamento, o SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – prestou assistência a 4.060 pacientes. O Serviço foi implantado pela Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – desde o dia 8 de junho.
Em agosto, houve um aumento de 30% nos atendimentos. De acordo com o coordenador do SAMU, Márcio Barreto, este aumento foi alcançado devido às constantes divulgações do trabalho. “Com a divulgação, a população aprendeu a solicitar o serviço”, disse.
Segundo dados levantados pela SMS, 70% dos atendimentos foram decorrentes de casos clínicos, a exemplo de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. O restante foi ocasionado por acidentes traumáticos (17%) e casos obstétricos (7%).
Desde a implantação, o trabalho do SAMU vinha sofrendo problemas devido ao alto número de trotes. ”As chamadas eram procedentes, em grande parte, do bairro Santa Maria. Fizemos uma reunião com os líderes comunitários e a situação está controlada”, afirma o coordenador.
Outro serviço disponibilizado pelo SAMU é o transporte social. Pacientes que necessitam de tratamento de hemodiálise ou de fisioterapia e que não possuem veículo próprio, são entrevistados por uma assistente social da SMS, e caso seja constatada a necessidade, recebem o benefício.
Márcio Barreto explica que no mês de agosto foi feita a remoção de 664 pacientes. Mesmo com o suporte de dois veículos utilitários e duas pequenas ambulâncias, a demanda vem crescendo continuamente. Para suprir a necessidade, o secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, autorizou a compra de mais um veículo.
Através do telefone 192 qualquer pessoa pode solicitar o trabalho do SAMU. Aproximadamente 100 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas se revezam durante 24 horas para atender a população.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.