[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Já estão sendo colhidos os investimentos que o Governo do Estado fez na implantação de 10 Plataformas de Coleta de Dados (PCD) para garantir maior segurança na análise dos dados relativos à previsão climática para o setor produtivo em Sergipe. Prova disso é que, confiantes na previsão do tempo, agricultores sergipanos investiram mais no planto de milho este ano, gerando uma alta de 102,2% na produção do produto.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em julho deste ano, a produção do milho em Sergipe saiu de 197,5 mil toneladas em 2007 para 399,3 mil toneladas em 2008. O relatório da Conab confere que o ganho na produção deve-se, basicamente, às condições climáticas favoráveis e ao uso mais intensivo de tecnologia.

Somente de área plantada em Sergipe, o número passou de 281,8 mil hectares para 478,1 em 2008, um aumento de 69,7%. A ampliação dessa área está dentro do parâmetro de controle do solo e preservação do meio ambiente da Emdagro, conforme rege  legislação agrícola.

De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, o contato dos agricultores de pequeno e grande porte – e até de empresas privadas, a exemplo de bancos que financiam o agronegócio em Sergipe – com o Centro de Meteorologia da Semarh tem sido constante nesses últimos meses. 

"São muitas as consultas diárias. Eles fazem perguntas sobre o comportamento do clima, da chuva, quantidade de chuvas, até quando ela vai durar, entre outras mais", explica o meteorologista.

Segundo Overland Amaral, o índice pluviométrico contribuiu com o aquecimento da produção da safra do milho deste ano, principalmente nas regiões com zoneamento agrícola. Os municípios sergipanos que mais cultivam milho em Sergipe são Poço Verde, Pinhão, Frei Paulo, Simão Dias, Nossa Senhora da Glória e parte de Monte Alegre.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo, esses dados positivos são fruto de um esforço do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, de modernização tecnológica na área de previsão climática, que ajuda o setor produtivo de forma geral. "Também é positivo por proporcionar informações preciosas para estabelecer a relação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente", afirma.

Tecnologia

Sergipe, através da Semarh, é o primeiro estado do Nordeste a oferecer diariamente, via internet, a previsão meteorológica de todo o seu território. As Plataformas de Coleta de Dados (CPD) possibilitam a análise pormenorizada dos dados relativos à condição do tempo para montar as previsões. Este modelo de estação é utilizado em diversos países, pois oferece durabilidade, precisão e velocidade na transmissão dos dados. O serviço é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa de Instalação e Modernização de Centros Estaduais de Meteorologia.

As estações funcionam em Carira, Poço Verde, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Riachão do Dantas, Simão Dias e Japaratuba, além das que estão em fase final de instalação em Itabaiana, Estância e Brejo Grande. As estações estão situadas em um eixo acompanhando as principais bacias hidrográficas de Sergipe, visando monitorar a condição dos recursos hídricos disponíveis à população.

Outra peculiaridade desse sistema é quanto às informações, resultantes da garantia da segurança na avaliação das condições ambientais, recursos hídricos e prevenção de catástrofes provocadas pelo clima.

Ação integrada

A adoção dessas inovações tecnológicas estabelece um novo parâmetro em ações de prevenção, em conjunto com a Defesa Civil, beneficiando iniciativas e ações conjuntas com a Secretaria de Estado da Agricultura, a Emdagro, a Embrapa e o Ibama.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.