Serviço de Odontologia intensifica atendimentos no HUSE
O Serviço de Odontologia Hospitalar (SOH) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) está intensificando a assistência a pacientes e funcionários da unidade hospitalar. Somente em agosto, o setor atendeu a 96 pacientes que precisaram de procedimentos odontológicos. Ao todo, o setor realizou 697 atendimentos de janeiro a agosto deste ano.
De acordo com o coordenador Paulo Nand, o Serviço de Odontologia está sendo reestruturado. Um exemplo disso é a padronização do material médico-odontológico, que antes não era feita. "Todos os materiais do Serviço de Odontologia passaram a integrar a lista padronizada elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde. Isso nos permite prever a chegada de materiais específicos e assegurar atendimentos com melhores resultados", explica.
Para ele, a medida aparentemente simples é, na verdade, resultado de muitos estudos feitos pela nova administração do Estado e tem grandes efeitos sobre o trabalho realizado na odontologia do HUSE. "Antes, a unidade era obrigada a esperar, sem qualquer previsão de abastecimento, pelo repasse do material adquirido de maneira fragmentada e sem padronização", explica Paulo Nand.
O coordenador do SOH informou as crianças têm recebido atenção prioritária, através de orientações voltadas à higiene bucal. "Temos dado ênfase ao setor de Pediatria, com dicas de escovação e preservação dos dentes", contou Paulo.
Serviço
O Serviço de Odontologia Hospitalar foi criado para dar suporte à Unidade de Trauma e ao Centro Cirúrgico, para atender pacientes com traumatismos dento-alveolares ou comprometidos sistematicamente, a exemplo de cardíacos e portadores de doenças renais, que necessitam passar por pequenas cirurgias ambulatoriais.
Ao todo, cinco profissionais, entre eles três cirurgiões buco-maxilo-faciais, um ortodontista e um odonto-pediatra, além de seis estagiários, trabalham em plantões de 12 horas, atendendo a pacientes adultos e infantis internados no HUSE. O setor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 19h, atende ainda a servidores estatutários e pacientes encaminhados por profissionais de outras unidades de saúde para fazer procedimentos mais complicados.
No Gabinete Odontológico, são feitos procedimentos como biópsia bucal, detecção de câncer de boca, avaliações de reabilitação oral, profilaxia, tratamento periodontal e restaurador, drenagem de abscessos faciais, remoção de cálculo e tumor, além de detecção de DTM (Disfunção Têmporo-mandibular), que causa dores de cabeça e musculares.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Serviço de Odontologia intensifica atendimentos no HUSE – Foto: Márcio Garcez/Saúde