[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a última quarta-feira, dia 9, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está trabalhando na limpeza do mangue que margeia o calçadão da 13 de Julho. Até a tarde de ontem, 4.150 quilos de material foram recolhidos, sendo a maior parte material plástico (garrafas, copos, vasilhames de isopor ou sacolas de supermercado).

Este ano, é a quarta intervenção da Prefeitura de Aracaju na limpeza do mangue da 13 de Julho, sendo que nos meses de janeiro, abril, maio e junho, quando foram executadas outros serviços, a Emsurb recolheu mais de 13 toneladas ao total. Para o trabalho, os agentes de limpeza adentram ao mangue para fazer a catação do material através de vassouras de aço e luvas de proteção, assim como botas de cano longo e máscaras, pois a estrutura das árvores – com vegetação densa, raízes altas e terreno pantanoso – impede a execução com pás, enxadas, carrinhos de mão ou máquinas.

Outra dificuldade enfrentada pelas equipes de limpeza é o movimento da maré. Segundo a Diretoria de Operações, o serviço só pode ser realizado enquanto a maré está vazante. “Porém, a cada dia de vazão da maré, mais material chega ao mangue. Infelizmente isso é constante, fruto do descarte indiscriminado de lixo nos rios e canais”, acrescenta Gilson Ramos, diretor de Operações da Emsurb.

Até a próxima semana, a Emsurb vai continuar na limpeza do mangue que margeia o calçadão da praia 13 de Julho, seguindo pela Avenida Beira Mar até as proximidades da Avenida Heráclito Rollemberg, deslocando as equipes, com a conclusão destinada ao bairro Industrial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.