[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O serviço de limpeza de canais executado pela Prefeitura de Aracaju abrange toda a cidade, num trabalho que envolve os aspectos de estética e de prevenção. O serviço é executado com freqüência pela prefeitura, mas a população ainda não despertou para os problemas que são gerados pelo lixo jogado nos canais – como garrafas plásticas, pneus, sofás e cadeiras. Segundo a Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb, o serviço é realizado de duas formas: a manual e a mecanizada, com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, uma retro-escavadeira e cinco caçambas, com capacidade de 6m³ cada uma.

O trabalho fica mais complexo devido à dificuldade de acesso em alguns pontos dos canais. Nesses locais, as construções residenciais muitas vezes foram feitas de forma irregular, sem que deixasse espaço para passagem da máquina. “O serviço nesses locais de difícil acesso requer a utilização de uma escavadeira para deixar a lama a ser recolhida num ponto onde a caçamba possa estacionar. Muitas vezes perdemos tempo porque temos que preparar o local para só então realizar o serviço”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Márcio Barreto.

Além da limpeza mecanizada de canais, a Emsurb recolhe galhos de árvore, entulho e lixo, jogados em local impróprio, através da limpeza manual. Em todas as equipes são exigidos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para os agentes – tais como luvas e botas, para o gadanhamento, óculos e aventais para a roçagem –, pois além de servirem como equipamento de segurança, tem o objetivo de evitar o contato do material recolhido do canal com a pele do servidor.

Márcio Barreto alerta para um problema que atrapalha o serviço realizado pela prefeitura: é que muitos moradores insistem em jogar lixo em terrenos baldios, canais ou em esquinas, inclusive onde a limpeza foi feita no mesmo dia. “A população deve ter também consciência e colaborar com a manutenção do serviço realizado”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.