[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Biofábrica de Mudas de Sergipe (BioMudaSe), unidade indutora do desenvolvimento do agronegócio em Sergipe, inaugurada no final do ano passado na sede do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), está em plena atividade e já começa a render bons resultados. O Sergipetec doou as primeiras mudas de abacaxizeiro e bananeira isentas de pragas e doenças à Embrapa. Um total de 112 mil mudas com alta produtividade e de boa aceitação no mercado serão agora distribuídas à agricultura familiar do Estado.

De acordo com a gestora de Biotecnologia e coordenadora do Laboratório de Apoio Tecnológico, Kelly Cristina Teixeira, o objetivo é implantar campos de multiplicação, destinadas à expansão da área de cultivo de frutíferas em zonas de produção de sequeiro e irrigadas. “Está em tramitação um documento, dispositivo formal para estabelecimento da parceria para captação de recursos para produção e distribuição das mudas”, acrescenta.

Segundo o diretor presidente do SergipTec, Marcos Wandir, esse projeto é piloto, pois ainda irá se fortalecer e formar mais parcerias. “Essas foram as primeiras mudas a serem entregues à Emdagro. São os técnicos de lá que escolhem os agricultores familiares de confiança e, a partir daí, acompanham dando toda a assistência técnica. O nosso objetivo é fazer também um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, utilizando o cadastro do órgão para que as mudas sejam distribuídas à população mais pobre”, ressalta. 

O presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa, informa que a primeira etapa da entrega de mudas aos agricultores familiares já foi realizada e a segunda acontecerá em setembro. “Temos ainda 49 mil mudas de abacaxi e 12 mil de bananas para serem distribuídas. A intenção é plantar algumas unidades no interior na condição de fazer a multiplicação de material genético de qualidade, produzido na biofábrica. Foi firmado um protocolo de intenção onde o SergipeTec fornece as mudas e nós fazemos o trabalho de cadastramento e identificação dos produtores, além de selecionar as áreas que são produtivas para que eles possam plantar. Somos responsáveis também pelo transporte das mudas e o acompanhamento técnico”, afirma. 

Os municípios beneficiados são: Estância (7 mil mudas abacaxi perola e 3 mil vitória); Indiaroba (7 mil mudas abacaxi perola e 3 mil vitória); Pedrinhas (5 mil mudas abacaxi); Riachão do Dantas (5 mil mudas abacaxi perola e 5 mil vitória); Umbaúba (10 mil mudas abacaxi pérola); Aquidabã (3 mil mudas abacaxi vitória); Graccho Cardoso (3 mil mudas abacaxi vitória).

O secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, destaca que esta ação do Sergipetec é uma demonstração do uso efetivo da ciência e tecnologia aplicada na melhoria do produtor rural sergipano. “Colhemos mais um fruto da orientação estratégica do governador Marcelo Déda para que os avanços da ciência e tecnologia sejam aplicados na evolução das atividades produtivas de Sergipe”, explica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.