[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Estado de Sergipe foi escolhido para sediar o XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, que acontecerá de 16 a 20 de maio no Hotel Parque dos Coqueiros. O congresso reunirá técnicos, professores, estudantes e profissionais na área da cartografia de todo o país. A solenidade de abertura acontece no próximo domingo, 16, às 18h30, no Hotel Parque dos Coqueiros.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), Paulo Trino, a atuação de Sergipe no cenário cartográfico contribuiu para que Aracaju fosse sede deste evento pela primeira vez.  “Este Governo realiza 24 anos depois o nosso sonho de projeto piloto para o Brasil. Com a nova base cartográfica que o Estado está fazendo, Sergipe se torna espelho para o resto do país, e durante o Congresso todos os técnicos vão poder avaliar a importância desse trabalho para o desenvolvimento do estado”, diz Trino.

A nova base cartográfica de Sergipe, à qual Paulo Trino se refere, é um trabalho pioneiro no Brasil que mapeará 100% do território sergipano em escala 1:10.000, no sistema de referência Sirgas 2000 e tem como objetivo dotar o Estado de Sergipe de produtos cartográficos precisos e atualizados que supram as necessidades dos diversos segmentos da administração pública nas esferas municipal, estadual e federal, com foco no desenvolvimento dos territórios sergipanos.

“O Estado de Sergipe trabalha com novos instrumentos de cartografia e por isso precisamos disseminar essas tecnologias no meio acadêmico”, disse a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, ressaltando que Sergipe é destaque no cenário nacional da Cartografia. “Temos trabalhos em órgãos da esfera federal – como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -, municipal e estadual e, nos últimos anos, a Secretaria de Planejamento passou a executar trabalhos cartográficos que contribuem decisivamente na elaboração e execução das ações governamentais”, completou Falcón.

O XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia é uma realização da Sociedade Brasileira de Cartografia em parceria com a Seplan e a Quatrocantos Comunicação, e conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Petrobrás e Engefoto. Valores de inscrição, envio de trabalhos e programação estão disponíveis no site www.cartografia.org.br/cbc_2010.html

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.