[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe vai sediar, na próxima semana, o Fórum de Análises e Previsões Climáticas para o Nordeste. O objetivo do evento é debater e efetuar análises climáticas e prognósticos com base nos parâmetros oceânicos e atmosféricos e nos modelos numéricos de previsão. O evento será realizado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, na terça-feira, 15, e na quarta-feira, 16, no Auditório da Codise. Os trabalhos vão começar às 8h30min.

Ao longo do período chuvoso, é realizada em cada Estado do Nordeste uma reunião de análise e previsão climática para o setor leste da região. Para o trimestre de junho, julho e agosto, os pesquisadores avaliarão as condições climáticas de Sergipe. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas já foram analisados.

No dia 15, às 8h30min, Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São Paulo (INPE/CPTEC), vai falar sobre "A Meteorologia a Serviço da Sociedade". As análises possibilitarão às instituições governamentais tomadas de decisões nas atividades relacionadas às condições hidroambientais e agrícolas de Sergipe.

Histórico

O Fórum de Análises e Previsões Climáticas começou na década de 90 e foi reconhecido pelo Centro Nacional de Pesquisas climáticas do Meio Ambiente (NCEP) como o primeiro e efetivo evento de prevenção climática integrado globalmente no monitoramento e na cooperação técnica de informações climáticas para as demais instituições brasileiras. Os dados analisados no fórum são repassados aos centros de previsões mundiais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.